top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Diabetes: conhecer para bem cuidar

Conscientização sobre os fatores de risco, prevenção e diagnóstico precoce são importantes para uma vida mais saudável na convivência com a doença que não tem cura.


Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.


Em 26 de junho foi o Dia Nacional do Diabetes data importante para disseminar informações sobre a doença, promover a conscientização sobre os fatores de risco, prevenção e diagnóstico precoce. Ela atinge a milhões de pessoas só no Brasil.


Em Juiz de Fora, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), por meio do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), é referência para o tratamento da patologia, destinando um eixo de cuidado específico e integral para os diabéticos.


Sobre o Diabetes


A Nutricionista Cristiana Sena em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 27 de junho, explicou sobre a doença, destacando que a alimentação correta e saudável é grande aliada na prevenção e tratamento. Confira:


Neste último dia 26 de junho foi celebrado o Dia Nacional do Diabetes. O que é o Diabetes? É uma doença que acomete a muitas pessoas?


Existem tipos de diabetes?


A doença pode ser diagnosticada também em gestantes, durante a gravidez?

O diabetes dá possíveis sinais, sintomas que podem levar a desconfiar e buscar por esse diagnóstico?


Alimentação e Diabetes


Quando falamos em diabetes, alimentação é uma grande aliada no tratamento? Como ela deve ser?


A hidratação, beber bastante água também é muito importante?


Alimentos naturais são mais saudáveis, mas no caso do uso de alimentos industrializados, é preciso ficar atentos aos rótulos? Como saber olhar os rótulos de uma forma mais fácil?


Mesmo com Diabetes é possível ter uma qualidade de vida boa, seguindo o tratamento correto e adequando a alimentação?


Cuidado específico e integral para os diabéticos


Em Juiz de Fora, na Acispes há o serviço de atendimento para pessoas com Diabetes e o Gerente de Serviços de Saúde, Rogério Rodrigues, também em entrevista, explicou como ele funciona e como ter acesso. Confira:


Qual o serviço oferecido na Acispes? Quantas pessoas em média são atendidas?


Qual a finalidade do serviço? Como ele acontece? Como são os atendimentos?


Como as pessoas têm acesso ao serviço de tratamento do diabetes na Acispes?


A pessoa com diabetes pode ter inúmeras complicações e que podem ser graves, não é? Pé diabético, perda da visão, etc, e no tratamento oferecido essas condições são tratadas para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida?


O atendimento na Acispes é para além de Juiz de Fora, também recebe pacientes de outros municípios?


Obrigada pela entrevista!


O Diabetes Mellitus (DM) se caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente e se descontrolada pode trazer outras complicações para a saúde da pessoa, por isso, é importante a prevenção, o diagnóstico e tratamento correto!


Atividades foram realizadas na Acispes para marcar o Dia Nacional do Diabetes em 26 de junho | Foto: Acispes Consórcio de Saúde - redes sociais.


9 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page