top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Nacional do Rádio: um meio que alegra, informa, evangeliza

Por Fabíola Castro*


O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.


A primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. Em 1923, o próprio Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira. A emissora foi doada ao governo em 1936 e transformada na Rádio MEC, atualmente comandada pela EBC - Empresa Brasil de Comunicação.


A patente da invenção do rádio está creditada ao italiano Guglielmo Marconi, no entanto, anos antes dele, um padre brasileiro havia feito a primeira transmissão da voz humana por meio das ondas radiofônicas. Padre Roberto Landell de Moura em 1894, apesar de transmitir um comunicado por vários quilômetros, na cidade de São Paulo, a sua invenção foi vista com desconfiança, porque muitos religiosos o acusavam de praticar feitiçarias e, por isso, o seu experimento não teve a visibilidade que merecia. Após muitos anos, Padre Landell de Moura conseguiu patentear seu equipamento no Brasil e nos Estados Unidos.


A Igreja Católica tem o rádio como forte aliado em seu trabalho de evangelização. Ele chega aos mais remotos lugares. Desde o radinho de pilha até as formas de transmissão mais modernas utilizando a internet, sempre foi, e é, o companheiro diário de muitas pessoas.


O diretor da Rádio Catedral de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, fala sobre esse importante veículo de comunicação que nunca perdeu sua força e nem o seu lugar.

A Rádio Catedral FM 102.3, durante seus 14 anos de existência, trouxe para Juiz de Fora e região uma nova forma de comunicação. Um veículo com boa música, informação e evangelização, com conteúdo cultural e educativo focado em uma formação cidadã e, principalmente, cristã aos seus ouvintes.

A Catedral FM tem também como um dos seus principais objetivos oferecer apoio espiritual, na oração, a todos que acompanham sua programação diária.

O Padre José de Anchieta Moura Lima, administrador da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, por meio de uma mensagem, parabenizou a Rádio Catedral pelo dia do rádio e deixou registrado um depoimento que ouviu.

A Rádio Catedral de Juiz de Fora, atualmente com um alcance superior ao de seu início, no ano de 2006, chega a diversas cidades espalhadas pelos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de poder ser ouvida em qualquer lugar do país e do mundo pela internet, e com um objetivo claro: Evangelizar através do rádio!



*Com informações de: abert.org.br e CNBB.

29 visualizações0 comentário
bottom of page