top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Municipal da Pessoa Idosa é celebrado em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro


O Dia Municipal da Pessoa Idosa é celebrado em Juiz de Fora em 9 de maio, instituído por meio da Lei 11.274 de 2006. A data conta com iniciativas do poder público e outras instituições com o objetivo de sensibilizar e informar a população idosa sobre temas importantes como cuidados com a saúde e situação econômica, combate de crimes e garantia de direitos das pessoas com mais de 60 anos.


O Assistente Social e Gerontólogo, José Anísio Silva, destaca a importância de celebrar esse dia.


José Anísio Silva parabeniza a todos os idosos pela data.


Em Juiz de Fora, a Câmara Municipal promove a Semana Municipal da Pessoa Idosa que teve início na segunda-feira, 8, e segue até a sexta, dia 12. Ao longo de toda a semana, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa programou atividades e palestras.


Como parte das comemorações, nesta terça, Dia Municipal da Pessoa Idosa foi realizado um café da manhã com Dia da Beleza e Saúde no Palácio Barbosa Lima. Com o tema "Envelhecer com Dignidade: Cuidados, Direitos e Bem-Estar", a programação traz ainda dentre outras discussões, os aspectos de segurança de informações para auxiliar pessoas idosas a não cair em golpes de empréstimos consignados; além de informações importantes para quando o empréstimo for da vontade do aposentado.


Nesta quarta, 10, diversas palestras serão realizadas no Plenário da Câmara, a partir das 14h. Já na quinta-feira, dia 11, às 8h30, haverá atividade física para idosos e música com o Grupo Cante Comigo, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, em frente à Câmara Municipal. E no sexta-feira, 12, às 14h, acontece o Baile do Idoso, no Círculo Militar.


Também nesta terça, 9, a Prefeitura de Juiz de Fora realizou uma série de ações voltadas para o público idoso em uma parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde do Idoso, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), e o Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

Confira a programação da Semana Municipal da Pessoa Idosa

Dia 10/05 (quarta-feira) - Palestras no Plenário da Câmara JF

A partir das 14h:

Painel 1 - Crédito consignado e os riscos do superendividamento na terceira idade: descubra como se proteger!

Mediador - vereador Juraci Scheffer (PT)

Palestrantes - dr. Armando Avolio Neto (delegado) e dra. Paula Assumpção (advogada);

Painel 2 - Como viver mais e melhor mantendo o bem-estar físico e mental?

Mediador - vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO)

Palestrantes - dr. Leandro Cruz (neurologista) e dra. Luana Ferreira (nutricionista);


Painel 3 - Valorização do papel das pessoas idosas na cidade: sabedoria e experiência a serviço da comunidade.

Mediadora - dra. Luana Ferreira (nutricionista)

Palestrantes - José Anísio Pitico (gerontólogo) e Anezia da Silva (integrante do Câmara Sênior);

Dia 11/05 (quinta-feira)

8h30 - Atividade física para idosos e música com o Grupo Cante Comigo, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora;

Dia 12/05 (sexta-feira)

14h - Baile do Idoso, no Círculo Militar.

23 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page