• Radio Catedral

Dia Mundial dos Pobres é celebrado na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Fabíola Castro


O quinto Dia Mundial dos Pobres será celebrado neste domingo, 14 de novembro. A iniciativa, um desejo do Papa Francisco, exorta a Igreja e os fiéis a saírem para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados.


O lema escolhido para a data neste ano vem do Evangelho de Marcos: “Sempre tereis pobres entre vós» ” (Mc 14,7), divulgado na mensagem do Santo Padre no dia de Santo Antônio de Pádua, em 13 de junho passado.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a data.


Dom Gil envia sua bênção e incentivo a todas aquelas pessoas que tenham algum trabalho ou iniciativa em favor dos mais necessitados.


Em Juiz de Fora, algumas iniciativas de movimentos celebrarão o dia com os irmãos mais necessitados. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Bairro Benfica, diversas atividades e ações serão oferecidas, como corte de cabelo, doação de roupas, oferecimento de almoço, banho, além de evangelização. O confrade, Vanderson Aparecido Gomes Magalhães, que é também coordenador do Trailer do Banho Vicentino fala sobre a iniciativa.


Vanderson explica que todas as pessoas em situação vulnerável serão acolhidas nesse dia.


Além de todas as ações oferecidas, o trailer do banho estará também disponível para as pessoas em situação de rua.


O Confrade Vanderson Magalhães comenta que Tendes compaixão?”, é a indagação feita a cada um e a proposta de reflexão aliada ao trabalho feito com os pobres.


Um convite do Papa Francisco a caminhar com os humildes, assim Vanderson define a celebração do Dia Mundial dos Pobres.


Para ajudar no trabalho da Ação Missionária Vicentina, que é permanente, sempre são necessários materiais de higiene e de limpeza, roupas e alimentos. As doações podem ser entregues no Conselho Central Santo Antônio, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), que fica na Avenida Brasil, 2500, no bairro Vitorino Braga, às segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 18h. O telefone para informações é (32) 3321-7198. A Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde acontecem as atividades do Dia Mundial dos Pobres, nesse domingo, fica na Rua Tomé de Souza, 21 – Benfica. Comunidade Shalom também promove ações nesse dia


A Comunidade Shalom promove um dia de doação e amor, neste domingo (14). A celebração do Dia Mundial dos Pobres será no Instituto Padre João Emílio, das 9h às 12h. Uma manhã voltada para a evangelização e cuidado aos mais necessitados, como comenta Joyce Morais, uma das responsáveis pela organização do evento.


Segundo Joyce, a preparação do momento de acolhimento foi iniciada já nessa sexta-feira (12), inclusive com a saída para convidar as pessoas em situação de rua para estarem presentes.


Aquelas pessoas que quiserem participar como voluntárias também são bem-vindas. É possível contribuir ainda com doações. Para a ação o Instituto Padre João Emílio precisa de doações de calçados e roupas masculinas. Mais informações podem ser obtidas com Joyce (32) – 9 8806-9083 ou Nathan (33) – 9 9119-8578. O Instituto Padre João Emílio - Av. Barão do Rio Branco, 3890, Alto dos Passos. Arrecadação de alimentos em Arantina


No interior da Arquidiocese, em Arantina (MG), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está arrecadando e incentivando que sejam feitas doações de alimentos para a Fazenda da Esperança Santo Egídio, em Bom Jardim de Minas (MG). O local de acolhimento está necessitando de ajuda em sua manutenção e na conclusão da Casa Monsenhor Viana, que acolherá moradores de situação de rua.


A paróquia também destinará parte dos alimentos para famílias assistidas em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na cidade, os alimentos não perecíveis podem ser entregues na Missa deste terceiro domingo ou na secretaria paroquial. Mais informações através do (32) 3296-1224.










0 comentário