top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial do Rim: a importância de cuidar desse órgão vital

Por Fabíola Castro




Nesta quinta-feira, 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. A data é uma forma de lembrar sobre a importância dos cuidados com o órgão. Os rins desempenham um papel fundamental no corpo humano, sendo responsáveis pela filtragem do sangue, remoção de toxinas e regulação de substâncias essenciais para o organismo. O agravamento de quadros renais já existente pode ser silencioso, por isso, a importância do acompanhamento médico, diagnóstico precoce, se for o caso, e início imediato do tratamento.

 

Para falar sobre esse Dia Mundial do Rim com suas atividades em Juiz de Fora, além da importância dos cuidados com esse órgão vital, conversamos no quadro Bendita Saúde desta quinta-feira (14) com o médico nefrologista, Dr. Fernando Sales.

 

Confira:


Nesta quinta-feira, dia 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Qual a importância dessa data?

 


 

Qual a função do rim no organismo?



 

Quais problemas podem atingir o rim?

 


 

Diagnosticado algum problema no rim, como é o tratamento?

 


 

Qual a gravidade desses problemas que acometem os rins?



 

Qual a faixa etária mais suscetível a problema no rim? E qual a incidência na população?

 


 

Como preservar a saúde do rim?

 


 

Na Acispes em Juiz de Fora, quais tratamentos são oferecidos nesse eixo?

 


 

Para esse Dia Mundial do Rim, há atividades programadas em Juiz de Fora? Com qual objetivo?



 

Conversamo hoje com o Nefrologista, Dr. Fernando Sales, sobre o Dia Mundial do Rim, celebrado neste 14 de março, trazendo informações acerca das doenças que podem acometer esse órgão tão importante para o bom funcionamento do nosso organismo e também como preservar a sua saúde.



 

Na Acispes, em específico, em Juiz de Fora, para ter acesso ao eixo de cuidados para doença renal crônica, os pacientes precisam sem encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Secretarias Saúde dos municípios através da estratificação de riscos em conformidade com os critérios definidos pela Secretaria de Estado de Saúde.

 

A Acispes, por meio do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), oferta um eixo de cuidados específicos para os doentes renais crônicos, com cerca de 380 atendimentos mensais. Estes pacientes recebem acompanhamento multidisciplinar durante todo o tratamento. 

 

Neste Dia Mundial do Rim, o consórcio realiza atividades em todo o prédio para conscientizar sobre a doença renal e destacar como preveni-la com promoção de pequenas palestras com distribuição de material para os pacientes sobre a importância do cuidado com os rins, dedicando o dia com este tema para prevenir o agravamento de quadros renais já existente e muitas vezes, reforçando, silenciosos.




 

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page