top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial de Doenças Raras: HU-UFJF e PJF promovem conscientização no centro de Juiz de Fora

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Informações sobre a data e o serviço especializado do HU-UFJF são o tema do quadro Bendita Saúde, nesta terça, às 15h30, na Rádio Catedral


Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro

HU-UFJF possui serviço especializado para atender pessoas diagnosticadas com doenças raras Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, é Dia Mundial das Doenças Raras. Um evento em Juiz de Fora vai orientar sobre diagnóstico, tratamento e apresentar o serviço especializado oferecido no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Ebserh.


A Comissão Permanente do Serviço de Referência em Doenças Raras do HU, em parceria com a Secretaria Especial de Direito Humanos da Prefeitura realizam distribuição de folders e fitas roxas, além de aferição de pressão das 9h às 16h, no Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central.


No quadro Bendita Saúde, hoje às 15h30, você confere mais informações sobre a data e também sobre o serviço no HU.


Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido, mas estima-se que existam entre 6 mil a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo. Geralmente são crônicas, progressivas e incapacitantes, como explica a Biomédica, Doutora em Imunologia e Coordenadora do Serviço de Referência em Doenças Raras do HU, Clarissa Ferreira Cunha.



Clarissa Ferreira Cunha destaca que haverá orientação sobre o fluxo de atendimento e formas de acesso ao Serviço de Referência em Doenças Raras do HU-UFJF. E convida as pessoas interessadas a passarem no evento ao longo desta terça-feira.



Dia Mundial das Doenças Raras


O Dia Mundial das Doenças Raras, no último dia de fevereiro, foi criado em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) para sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com estas doenças.


Confira também:


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page