top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial das Comunicações Sociais: comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são

Por Fabíola Castro - com informações do Vatican News



Neste domingo, 16 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, é celebrado também o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema escolhido pelo Papa Francisco “Vem e verás (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são".

“Vinde ver”. Essas palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho: o anúncio cristão, ao invés de palavras, é feito de olhares, testemunhos, experiências, encontros e proximidade. Em uma palavra, vida. Essas palavras, citadas no Evangelho de João (1, 43-46), foram escolhidas pelo Papa Francisco como tema da 55ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Na mudança de época que estamos vivendo, num tempo que nos obriga à distância social por causa da pandemia, a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o que é essencial e compreender realmente o significado das coisas.


Não conhecemos a verdade se não fazemos experiência, se não encontramos as pessoas, se não participamos de suas alegrias e tristezas.


No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que vai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite para usar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para alcançar as pessoas como são e onde vivem.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, ressalta o valor da comunicação feita com verdade e com amor, com os olhos voltados para a verdade que é Cristo.

Dom Gil aproveita para convidar os comunicadores da Arquidiocese e toda Província Eclesiástica de Juiz de Fora, para uma live que tem como objetivo motivar os trabalhos de comunicação realizados pela Pascom – Pastoral da Comunicação e refletir a mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações.

O evento virtual contará com a presença de representantes das três Dioceses da Província. O Arcebispo Dom Gil e o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, participarão do momento.


Todos agentes da Pastoral da Comunicação interessados devem se inscrever de forma on-line para receber o link da videochamada no dia da live. Clique aqui.



16 visualizações0 comentário
bottom of page