top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta, 22 de março, com atividades em Juiz de Fora


“Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo" é o tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água 2023.


Por Fabíola Castro

Ilustração para o Dia Mundial da Água (22 de março) 2023 | Foto: © ONU.

Essencial para a sobrevivência, a água tem seu dia mundial comemorado nesta quarta-feira, 22 de março. Em Juiz de Fora, para celebrar a data, atividades estão sendo realizadas desde o último sábado, 18, envolvendo ações de conscientização e mobilização, que visam sensibilizar a sociedade sobre a importância da adoção de boas práticas para a preservação deste recurso natural imprescindível à vida.


As atividades são coordenadas pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) juntamente com outros parceiros. A secretária Aline Junqueira explica o que ainda vai ser abordado dentro do tema.


Aline Junqueira explica sobre as ações do programa Nossa Água.


Segundo a secretária Aline Junqueira, neste dia 22 de março, o Dia Mundial da Água na cidade contará com ações que envolvem esse bem da natureza e que é tão importante para a população.


Além disso, ações de educação ambiental serão realizadas no centro da cidade no Calçadão da Rua Halfeld, conforme Aline Juqueira.


Aproveitando o Dia Mundial da Água, a Secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Alinde Junqueira, destaca que Juiz de Fora se encontra em uma situação tranquila em relação aos seus reservatórios de água, mas que a preservação desse bem agora, passa também pelo pensamento no futuro, afinal o planeta vive grandes mudanças climáticas.


Aline Junqueira destaca ainda apesar das mudanças climáticas e efeitos já sentidos no presente é possível fazer o futuro do meio ambiente de forma diferente.


Confira a programação em JF:


Sábado (18/3)

Parque da Lajinha - 14h às 17h

Plano de Manejo Participativo

Encontro para discutir os usos e as ações de preservação da Unidade de Conservação do Parque da Lajinha.

Domingo (19/3)

Domingo no Parque edição especial

Educação Ambiental para crianças (Sesmaur)

Distribuição de materiais informativos (Cesama)

Exposição de materiais reciclados e composteira doméstica (Demlurb)

Feira de produtos orgânicos (Mogico e Seapa)

Caravana de histórias infantis (SE)

Exposição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Oficina de artesanato com sacolas e embalagens plásticas (Hiperrol Embalagens)

Brincadeiras educativas e distribuição de brindes (Cesama, Arcelor e Hiperrol) Distribuição de mudas (Empav)


Terça (21/3)

Represa Doutor João Penido - 15h

Inauguração da Unidade Técnica Demonstrativa (UTD)

Início dos trabalhos de plantio, manutenção e monitoramento pela empresa vencedora da licitação.


Terça (21/3)

Praça CEU Benfica - 18h

Programa Nossa Água

Entrega do Projeto Individual de Propriedade (PIP) aos produtores inscritos no programa.


Quarta (22/3)

Dia Mundial da Água

Tema: Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo

Calçadão (De frente ao Cine Theatro Central) - 8h às 14h


Parada Ambiental

Presença da Capivara de Tróia (Projeto Salve o Paraibuna)

Distribuição de mudas, cartilhas e materiais educativos (Sesmaur, Seapa, Secom, Empav, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna) 10h - Reservatório Henrique de Novaes (Rua Tupi, nº 260, bairro Santa Terezinha) Inauguração da quarta célula do reservatório Henrique de Novaes, com capacidade para 5 milhões de litros de água Inauguração da elevatória de água e subadutora para abastecimento da Região Nordeste do município

12h - Apresentação musical do Coral Cesama

13h - Apresentação musical de Marcus Amaral e Adélia Prado (Funalfa) 15h30 - Avenida Brasil, próximo à ponte do bairro Santa Terezinha Lançamento do programa Cultivar o Futuro com o plantio de árvores na praça


Sábado (25/3)

Praça CEU - Benfica - 8h às 13h


Parada Ambiental

Brincadeiras, distribuição de material informativo, brindes e mudas, oficina de artesanato com sacolas plásticas, coleta de embalagens plásticas limpas, secas e flexíveis (Sesmaur, Secretaria de Saúde, Sesuc, Cesama, Empav, Nexa e Hiperrol Embalagens) , exposição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de Meio Ambiente - PMMG


Participações:

Sesmaur, Cesama, Empav, Seapa, Secretaria de Saúde, Secom, Sesuc, Demlurb, Funalfa, Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Meio Ambiente-PMMG, Comitê de Bacia Hidrográfica e Afluentes Mineiros dos rios Preto e Paraibuna e empresas: Arcelor Mittal, Flora Original, Hiperrol Embalagens, Mogico e Nexa.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page