top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia do doador de sangue: gesto que salva vidas

25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.


Por Fabíola Castro


Novembro é o mês dedicado à doação de sangue e no dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores e sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, com a proximidade das férias e de datas comemorativas de fim de ano.


Pensando nessa data e buscando homenagear os doadores voluntários de sangue, nesta semana até o dia 25, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora - unidade da Fundação Hemominas, está com uma programação especial.


A Assistente Social, Thaysi Melo, em entrevista para o quadro Bendita Saúde, desta terça-feira, 21, falou da importância da doação de sangue, como fazer e das atividades essa semana na Hemominas.


Confira:


Novembro é o mês dedicado aos doadores de sangue. Por que celebrar este mês, o dia do doador?


O hemocentro de Juiz de Fora precisa ter estoque de sangue para atender a quantas cidades e hospitais?


Como está o estoque do banco de sangue neste momento?


Qual o número ideal de doações para que os estoques fiquem de forma tranquila?


Para quem nunca doou sangue e quer se tornar um doador, como fazer? Quais os critérios?


Além da doação individual, as pessoas podem organizar grupos para irem até a Hemominas fazer a doação?


Para quem já é doador também se procede da mesma forma? Quantas vezes uma pessoa pode doar sangue ao longo do ano?


O que a Hemominas preparou de programação em homenagem aos doadores? Como será? Existem doadores que já estão há muitos anos doando sempre?


Então, você pode reforçar o convite para as pessoas participarem dos eventos do Mês do Doador, ressaltar mais uma vez a importância de ser um doador de sangue, deste gesto de solidariedade?


Qual a localização do Hemocentro de Juiz de Fora e o horário de atendimento?


Falar sobre doação de sangue é sempre muito importante, é falar de vida e de saúde. Muito obrigada pela entrevista.


Essa semana que antecede Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no sábado, dia 25, em todos os dias haverá apresentações culturais no Hemocentro, entre elas instrumentistas, cantores solos e corais, além de distribuição de lembranças alusivas a causa da doação de sangue e sorteio e entrega de brindes doados por parceiros.


É muito bacana essa iniciativa de homenagear os doadores que completaram 25, 35 e 50 doações neste ano. Serão homenageados ainda na solenidade de diplomação que acontecerá no dia 22, no Ritz Plaza Hotel, os doadores com mais de 100 doações, será uma uma homenagem especial com direito a um jantar, também oferecido por parceiros.


Juntamente com o Hemocentro reforçamos o convite a toda população juiz-forana e das cidades vizinhas para doar sangue e para ser um doador fidelizado. O sangue que você doa salva vidas!

7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page