top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dia da Internet Segura alerta para necessidade de proteção contra crimes também no ambiente virtual

Por Rádio Catedral



Neste 6 de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura, iniciativa que visa sensibilizar para o uso seguro e responsável das tecnologias. A internet não é uma terra sem lei, mas a cada dia surgem novos golpes, informações falsas, desafios que podem prejudicar e muito as pessoas, principalmente crianças, adolescentes e idosos, mais suscetíveis, apesar de qualquer pessoa que faça o seu uso estar exposta a esses riscos.

 

Como uma forma de segurança, o professor do curso de Direito da Estácio, Cláudio Santos, especialista em direito digital, destaca a importância de aproveitar todos os recursos disponíveis nos dispositivos e, claro, estar sempre atento ao que acessa.



Criar senhas seguras e não óbvias também é um ponto importante destacado pelo professor que dá a dica da utilização de aplicativos que ajudam a memorizar essas senhas mais seguras.



Além das senhas fortes, o especialista em direito digital ressalta o recurso do duplo fator de autenticação em aplicativos e redes sociais, oferecendo uma camada extra de proteção.



O professor Cláudio Santos alerta ainda sobre o cuidado que se deve ter ao compartilhar informações pessoais nas redes sociais, destacando a exposição inadvertida onde esses detalhes podem ser obtidos por pessoas mal-intencionadas.



Os crimes na internet também são um desafio, mas, não são impossíveis de serem identificados e punidos, como casos de discriminação, por exemplo. Segundo professor Cláudio Santos há técnicas, equipamentos e sistemas que são utilizados pelas polícias para investigação. Ele destaca que a sensação de impunidade no mundo digital está ultrapassada e que os fatos devem ser levados até as autoridades policiais.



Embora não exista uma garantia de 100% de segurança quando falamos do uso das tecnologias, medidas simples e conscientização podem contribuir significativamente para um ambiente on-line mais seguro.


O Dia da Internet Segura é uma iniciativa que surgiu na União Europeia, em 2004, e desde então se tornou um importante marco em mais de 200 países para conscientização, na busca de um uso mais seguro da Internet.


Para mais informações sobre segurança digital acesse o Portal Internet Segura www.internetsegura.br e também a página da iniciativa #FiqueEsperto - fe.seg.br. Para dicas sobre prevenção às fraudes digitais, acesse www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes.

9 visualizações0 comentário
bottom of page