• Radio Catedral

Diáconos Permanentes participam de Retiro Espiritual no Ceflã

por Giovane Rezende*

Entre os dias 15 e 17 de outubro, os diáconos permanentes da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram de Retiro Espiritual Anual no Ceflã. O encontro foi realizado de forma presencial, sendo respeitados todos os protocolos de higiene e segurança para prevenção da Covid-19.


O Retiro foi pregado pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que reside em nossa Igreja Particular. Dom Eduardo conduziu as reflexões retomando o coração do evangelho, chamado por ele de “querigma”.

O pregador também abordou os três ídolos que destroem a humanidade.

Dom Eduardo também levou em consideração a vida familiar e profissional dos participantes.

Na tarde do sábado, 16 de outubro, os diáconos permanentes tiveram a oportunidade de escutar uma palavra do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que naquele dia comemorava aniversário de Ordenação Episcopal.

Unir essa celebração com o Retiro Espiritual, segundo Dom Gil, foi motivo de satisfação.

Quando tomou a palavra, o Arcebispo de Juiz de Fora atualizou os diáconos sobre aquilo que a Igreja pretende nos dias de hoje, a nível mundial e arquidiocesano.

Na ocasião, Dom Gil abençoou o novo painel da capela do Ceflã, que é uma representação do encontro de Jesus com os discípulos de Emaús.

O Retiro Espiritual Anual também marcou a eleição dos novos integrantes da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD), cujo presidente agora é o Diácono João Roberto da Silva, da Paróquia Santa Teresinha.

Para o Diácono Ruy Figueiredo Neves, que deixa a presidência da Comissão Arquidiocesana, uma das marcas dos últimos anos foi a ordenação de 25 diáconos permanentes, em 7 de dezembro de 2019.

O pré-estatuto já foi elaborado e, depois de aprimorado, será levado para a aprovação do Conselho Diaconal. Por fim, o Diácono Manoel Espedito da Cunha, pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia, de Juiz de Fora, e eleito Relações Públicas da CAD, falou sobre a importância do Retiro depois de meses de distanciamento.


Nova composição da Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD)


Presidente: Diácono João Roberto da Silva Vice-Presidente: Diácono André Luiz Pereira Machado 1° Secretário: Diácono Antônio Valentino da Silva Neto 2° Secretário: Diácono Álvaro Shwenck Spindula 1° Tesoureiro: Diácono Jorge Luis dos Santos (Tuite) 2° Tesoureiro: Diácono Admilson Renato da Silva Relações Públicas: Diácono Manoel Espedito da Cunha


*Informações e foto da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de JF

0 comentário