top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dezembro Laranja: mês de prevenção ao câncer de pele

Por Fabíola Castro


Em dezembro é realizada a campanha Dezembro Laranja de conscientização sobre a prevenção ao câncer de pele, doença mais comum na população brasileira. Para reforçar a campanha e os cuidados necessários, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) e o Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) realizam mutirões de prevenção e diagnóstico do câncer de pele. A ação no HU acontece na Unidade Dom Bosco e no HMTJ no bairro São Mateus, ambos no sábado, dia 2 de dezembro.


Em tempos de ondas de calor intenso é preciso redobrar os cuidados com a pele diante da exposição ao sol, mas não só, a atenção deve ser durante todo o ano. As queimaduras solares, além do envelhecimento precoce da pele, aumentam o risco de câncer neste órgão.


A campanha Dezembro Laranja é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999. O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.


Para falar sobre a doença e o mutirão de prevenção ao câncer de pele, o quadro "Bendita Saúde"desta quinta-feira, 30, conversou com a Dermatologista, preceptora e chefe do Serviço da Residência em Dermatologia do HU-UFJF e coordenadora da iniciativa no HU-UFJF, Dra. Annair Freitas do Valle.


Confira:


O que é o câncer de pele? É uma doença que atinge a muitas pessoas?

Quais os tipos de câncer de pele e como ele se desenvolve ou se apresenta?


O que observar que possa levar a pessoa a desconfiar de um possível câncer de pele? Quais sintomas podem surgir? Como identificar?


Os fatores de risco para o câncer de pele, quais são? Quem está mais suscetível?


A prevenção ao câncer de pele também é muito importante, atitudes que devemos ter ao longo da vida para proteger esse órgão tão exposto do nosso corpo que é a pele. E o que fazer para prevenir?


Sobre o mutirão no HU como ele acontece e quem pode participar?



Mutirão no HU-UFJF


As pessoas interessadas podem ir ao Hospital Universitário, Unidade do bairro dom Bosco, no sábado, dia 2 de dezembro, de 9h às 15h, para receberem atendimento e orientação de especialistas, equipe formada por preceptores, professores, residentes em Dermatologia, alunos e médicos voluntários da cidade de Juiz de Fora. O acolhimento será feito por ordem de chegada e não é preciso inscrição.


O atendimento será para rastreio e busca das lesões pré-malignas e malignas de pele, e não envolve outros problemas dermatológicos, como explicou a dermatologista Annair Freitas do Valle.




Mutirão no HMTJ


O Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) também realizará exames dermatológicos preventivos gratuitos na Campanha Nacional do Dezembro Laranja, que acontece em Juiz de Fora dia 2 de dezembro (sábado).


Qualquer pessoa com pintas e manchas que sejam suspeitas para câncer de pele pode se dirigir à recepção de Ambulatórios do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (ao lado do Laboratório de Odontologia), entre 8h e 13h. Uma equipe de dermatologistas fará a avaliação de lesões suspeitas e orientará a conduta dos pacientes.


A equipe terá apoio do Serviço de Especialização em Dermatologia da Faculdade Suprema e do Serviço de Dermatologia do HMTJ. Serão distribuídas senhas na chegada dos pacientes, pois as vagas serão definidas conforme o limite da capacidade de atendimento. Além disso, a equipe não examinará outras queixas dermatológicas nesta ação. O HMTJ fica na Rua Dr. Dirceu de Andrade, n° 33, Bairro São Mateus.




Reforçando a importância da iniciativa e dos cuidados de prevenção e diagnóstico precoce, já que o câncer de pele é o mais frequente na população. Se não diagnosticado e tratado, ele leva a metástases e ao óbito. E sua principal causa é a exposição ao sol. Por isso é preciso ficar atento e prevenir-se!


Saiba mais aqui.



12 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page