top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Devotos iniciam celebrações de São Cosme e Damião na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora


Em 26 de setembro, os católicos celebram os santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. Conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças, os santos são homenageados em três comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, que prepararam programações festivas.


Nas comunidades no Bairro São Damião, em Juiz de Fora, e no Quarto Depósito, em Santos Dumont (MG), os tríduos começam no sábado (23) e vão até a segunda-feira (25), com celebrações diárias.


No dia 26, em ambos os locais haverá missas festivas, o que também acontecerá na igreja dedicada aos santos em Matias Barbosa.


Confira, abaixo, as programações completas:


Comunidade São Damião – São Damião (pertencente à Paróquia N. S. Fátima) *A comunidade fica na Rua Bartolomeu dos Santos, 175 – Bairro São Damião

De 23 a 25 de setembro – Tríduo 19h30 – Celebração

Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião 19h30 – Missa Solene


Comunidade São Cosme e São Damião – Santos Dumont/MG (pertencente à Paróquia São Sebastião) *A comunidade fica na Rua Carlos Augusto do Nascimento, s/nº – Bairro Quarto Depósito

De 23 a 26 de setembro – Tríduo 19h – Missa

Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião 19h – Missa


Igreja São Cosme e São Damião – Matias Barbosa/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição) *A igreja fica na Rua Moacir Alves de Souza, s/nº – Vila São Damião (Área Rural)

Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião 19h – Missa


Data da celebração

A Igreja Católica Apostólica Romana, até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião em 27 de setembro.


Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data.


São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já os santos Cosme e Damião tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro, que coincide com a dedicação de uma basílica a eles, em Roma, pelo Papa Félix IV.


Entretanto, como a data já estava arraigada na mente e no coração do povo, muitos têm a prática de distribuir balas no dia 27.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page