• Radio Catedral

Devotos celebram São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes



No dia 25 de julho os católicos celebram São Cristóvão, uma das mais antigas e populares devoções da Igreja Católica, tanto no Oriente como no Ocidente. Entretanto, são poucos os dados precisos sobre a vida do santo. Réprobo era seu verdadeiro nome e ele nasceu na Palestina.


Um eremita o orientou a praticar a caridade para servir ao Todo Poderoso como ele desejava, então abandonou as armas imediatamente. Integrou-se a uma instituição de caridade e passou a ajudar os viajantes. De dia ou de noite, ficava às margens de um rio onde não havia pontes e onde várias pessoas se afogaram por causa da profundidade, transportando os viajantes de uma margem à outra.


Certo dia, fez o mesmo com um menino. Mas conforme atravessava o rio, a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Então perguntou: "Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas". O menino respondeu: "Não carregou o mundo, mas sim seu Criador". Assim Jesus se revelou a ele.


O gigante mudou seu nome para Cristóvão, que significa 'carregador de Cristo', e passou a peregrinar levando a Palavra de Jesus. Foi à Síria, onde sua figura chamava a atenção e atraía quem o ouvisse. Ele, então, falava do cristianismo e convertia mais e mais pessoas. Por esse seu apostolado foi denunciado ao imperador Décio, que o mandou prender. Cristóvão foi, então, flagelado, golpeado com flechas, jogado no fogo e por fim decapitado no ano 250.


São Cristóvão é popularmente conhecido como o protetor dos viajantes, assim como dos motoristas e dos condutores.


O Padre Everaldo José Sales Borges, pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Juiz de Fora, a qual possui uma comunidade dedicada a São Cristóvão, fala da celebração tradicional no Bairro Centenário e que está sendo realizada de uma forma diferente neste ano.

O sacerdote ressalta que celebrar São Cristóvão nesses tempos é oportunidade para pedir ainda mais a sua proteção para aqueles que de muitas formas conduzem e fazem andar a nossa sociedade.


Confira as programações festivas em honra a São Cristóvão:


Paróquia Santa Teresinha – Santa Terezinha


Até 24 de julho – Novena 18h – Divulgação da novena pelo Facebook e YouTube

*Durante a novena de São Cristóvão, a capela da comunidade estará aberta sempre de 15h às 18h para oração, com possibilidade de receber a Eucaristia.


Dia 25 de julho – Sábado – Dia de São Cristóvão 9h – Missa* 16h – Carreata com a imagem de São Cristóvão pelas ruas da cidade


**Transmissões pelo Facebook e YouTube da paróquia.


Dia 26 de julho – Domingo 12h às 15h – Almoço Drive-Thru Beneficente *Convites à venda por R$ 10 na secretaria paroquial (8h às 20h) e na Igreja São Cristóvão (15h às 18h). *Cardápio: arroz, tutu, salpicão e pernil.

*As refeições serão entregues no portão da Igreja São Cristóvão.


Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica


De 23 a 25 de julho – Tríduo 19h30 – Celebrações


Dia 26 de julho – Domingo 9h30 – Missa festiva seguida de carreata com a imagem de São Cristóvão


*Transmissões pelo Facebook da paróquia.


Paróquia São Pio X – Ipiranga


Dia 25 de julho – Sábado – Dia de São Cristóvão 18h – Missa 19h30 – Bênção dos motoristas e dos veículos no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração (Rua Santos Pereira da Rocha, 25 – Sagrado Coração de Jesus)


*Transmissão pelo Facebook da paróquia.


Paróquia Sagrada Família – São João Nepomuceno/MG


Dia 25 de julho – Sábado – Dia de São Cristóvão 9h – Missa presencial na Capela São Cristóvão *Para participar é necessário fazer inscrição no escritório paroquial ou pelo telefone (32) 3261-5710. 19h – Missa on-line na Capela Nossa Senhora Aparecida, com benção das carteiras de habilitação e das chaves e documentos dos veículos


**Transmissão pelo Facebook e YouTube da paróquia.


Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG


Dia 25 de julho – Sábado – Dia de São Cristóvão 19h – Missa na Capela São Cristóvão, em São Pedro das Perobas (zona rural)

*Não haverá transmissão ao vivo da Missa, que será gravada e disponibilizada posteriormente no Facebook e YouTube da paróquia.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .