top of page

Devotos celebram Nossa Senhor da Paz em Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 9 de jul.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Nossa Senhora da Paz Foto @comunidadesenhoradapaz/Instagram
Nossa Senhora da Paz Foto @comunidadesenhoradapaz/Instagram

Nesta quarta-feira (9), a Igreja Católica celebra Nossa Senhora da Paz. Em Juiz de Fora, é dia de festa na comunidade dedicada ao título mariano, no Bairro Encosta do Sol, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Nas redes sociais, o pároco, Padre Ivair Carolino, convida para a missa solene que tem como tema "Com a Mãe da paz somos todos peregrinos de esperança".


A celebração será às 19h30 na Capela Nossa Senhora da Paz, que fica na Rua João Leite de Oliveira, 319, Bairro Encosta do Sol. 


Também tem festa na capela Nossa Senhora da Paz, na paróquia São Benedito. A programação começa nesta quarta (9) com terço às 19h.


Na quinta (10), no mesmo horário, haverá adoração e, em seguida, missa. Na sexta (11), a celebração eucarística será às 19h30.


No sábado (12), a missa solene será às 19h. Todos os dias haverá venda de caldos. A capela Nossa Senhora da Paz fica na Rua Eurico Viana, 386, na Vila Alpina


História do título mariano Nossa Senhora da Paz

Em 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador, alguns comerciantes encontraram uma caixa de madeira bem trabalhada e muito bem fechada. Eles não conseguiram abri-la e a levaram para a cidade de São Miguel no lombo de um burro. Na cidade, ao passar em frente a uma igreja, onde hoje há uma catedral, o burro parou, deitou no chão e ninguém conseguiu movê-lo.


Para surpresa deles, a caixa abriu facilmente e nela estava uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços isso ocorreu no 21 de novembro. Até hoje a origem da caixa e da imagem nunca foram descobertas e não se sabe como chegou ao território salvadorenho.


Na época, havia uma guerra na região. Quando os povos ficaram sabendo da história da imagem de Nossa Senhora, pararam imediatamente e fizeram as pazes, entendendo que o fato tinha sido um sinal de Deus. Por isso, a imagem ficou conhecida como Nossa Senhora da Paz.


Quando o vulcão Chaparrastique, entrou em erupção, a lava foi em direção a São Miguel. Os moradores colocaram a imagem do lado de fora da Igreja e pediram a intercessão de Nossa Senhora da Paz. Imediatamente a lava mudou o curso e neste local, existe uma a vila que se chama Milagro de La Paz.


Neste dia, todos os moradores viram que a fumaça que saia do vulcão formava o desenho de uma palma. Por isso, fizeram uma palma de ouro e colocaram na mão de Nossa Senhora da Paz. Depois, bordaram um escudo nacional da República de El Salvador na frente do manto.

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page