top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Defesa Civil recomenda cuidados durante chuvas intensas



A Defesa Civil de Juiz de Fora divulgou um alerta para chuva intensa entre esta sexta-feira (17), e a manhã de sábado (18).


Por Fabíola Castro


Com o período de chuvas é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo e pelos temporais, além de praticar algumas ações preventivas.


O Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora, Luís Fernando Martins, explica que em Juiz de Fora as pessoas devem ficar atentas a dois tipos de riscos durante as chuvas.


Para cada tipo de riscos há orientações diversas que devem ser observadas, segundo Luís Fernando Martins.


Em caso de alagamentos e inundações, as pessoas devem evitar passar por estes locais.


O Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora, Luís Fernando Martins, orienta ainda sobre as intervenções em locais de risco que não devem ser feitas sem orientação especializada e lembra também da importância do descarte correto do lixo.


Alerta de chuva intensa


Com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou um alerta de que poderão ocorrer acumulados elevados de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia entre esta sexta-feira (17), e a manhã de sábado (18).


Diante da previsão de chuva intensa para esta sexta-feira (17), a Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamento, transbordamento de rios e córregos que cortam o município e deslizamentos de terra.


Após as frequentes chuvas dos últimos dias, o nível do Rio Paraibuna está em 2,88 metros, de acordo com a estação hidrológica do Cemaden instalada na Ponte do Santa Terezinha.


A Defesa Civil informou ainda que segue monitorando as áreas de risco e, para receber alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o CEP. O serviço é totalmente gratuito. Em caso de emergência relacionada às chuvas, a população deve ligar para o número 199, na Central de Atendimento da Defesa Civil que funciona 24 horas.

7 visualizações0 comentário
bottom of page