Por Rádio Catedral*
A Defesa Civil de Juiz de Fora divulgou um alerta de baixas temperaturas à noite e durante a madrugada para os próximos dias, com previsão de temperatura mínima abaixo da média esperada para o mês. Os valores previstos estão entre 9°C e 13°C.
O supervisor de mapeamento e monitorização de riscos da Defesa Civil de Juiz de Fora, Eduardo de Oliveira, fala sobre a situação.
Quem se deparar com pessoas em situação de vulnerabilidade com dificuldades neste frio, pode acionar a abordagem social do município no número 3690-7770.
Baixa umidade do ar
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais fez uma alerta para a população mineira diante da baixa umidade relativa do ar prevista para essa semana. A queda é resultado de uma massa de ar seco que atinge boa parte do estado.
O ar seco pode provocar, dentre vários sintomas, dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e incômodo ao respirar. Por isso, o coordenador Estadual Adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, explica que manter o corpo hidratado é a melhor opção.
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, a presença de uma massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar baixos no período da tarde em Minas Gerais.
A previsão é de umidade relativa do ar entre 15 e 20% nas mesorregiões Norte, Noroeste, Central, Oeste, Triângulo/Alto Paranaíba e Sul. Já na metade leste do Norte, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Campo das Vertentes, a umidade relativa do ar deve ficar entre 21 e 30%. Nas demais regiões do estado, a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 31 e 40%.
*Com informações da Agência Minas
Comments