Defesa Civil de Juiz de Fora intensifica ações de prevenção
- Radio Catedral

- 18 de jul.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Defesa Civil de Juiz de Fora intensificou as ações de prevenção e resposta a desastres naturais no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, foram realizadas 1.143 vistorias, número 19% maior que no mesmo período do ano passado. A maior parte delas, cerca de 60%, foi preventiva, com destaque para as parcerias com o Corpo de Bombeiros e as ações da Campanha Queimada Mata.
Do total de atendimentos, 465 vistorias foram de resposta direta à população, com registros de escorregamento de taludes, trincas em paredes e muros, alagamentos e outras ocorrências. As ações resultaram em 75 interdições, sendo 39 totais, principalmente por risco de deslizamento ou incêndios.
Além disso, o canal de emergência 199 recebeu mais de 6 mil ligações, com pico em janeiro, após um vendaval que atingiu a cidade. Mesmo assim, houve queda de 3% no número de chamadas em relação a 2024, reflexo direto da ampliação da prevenção.
O órgão também instalou cinco novas estações meteorológicas e realizou a manutenção dos pluviômetros automáticos. Durante o semestre, foram emitidos 19 alertas oficiais, incluindo avisos sobre chuvas intensas, vendaval, ondas de calor e frio.









Comentários