top of page

Defesa Civil de JF emite alerta de baixas temperaturas e lança plano de contingência

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Defesa Civil Juiz de Fora emitiu um alerta para toda a cidade devido à permanência de uma frente fria na região. As temperaturas mínimas podem chegar a 7 graus nos próximos dias. O aviso tem início nesta quarta-feira, 11 de junho, e segue até terça-feira da próxima semana, às 10 horas da manhã.

 

Em razão da queda nos termômetros, a Prefeitura de Juiz de Fora ativou nesta quarta-feira, dia 11, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2025, com vigência até 30 de setembro. O plano é executado quando as temperaturas chegam a 13 graus e meio ou menos, ou quando a sensação térmica indicar risco, e segue critérios técnicos definidos pelo INMET.


O plano é articulado por um comitê formado por diversas secretarias e órgãos da administração municipal. Entre as ações, destacam-se a Intensificação da busca ativa noturna pelas equipes de abordagem social e a ampliação de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, inclusive em hotéis ou espaços emergenciais.


Também está previsto o envolvimento direto de serviços como o CENTRO POP, NUPOP, e os CRAS e CREAS, ações conjuntas com o Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde; patrulhamento preventivo nos abrigos pela Guarda Municipal e a mobilização de unidades de saúde e assistência social para dar suporte à população vulnerável.


Segundo o gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres da Defesa Civil de Juiz de Fora, Wilson Netto, o plano mobiliza diversos órgãos municipais, no sentido de garantir um maior apoio, principalmente à população vulnerável.

As situações de frio são classificadas por níveis de criticidade, desde o Estado de Observação até o Alerta Extremo, quando os termômetros chegam aos 5°C. Juiz de Fora encontra-se atualmente em estado de alerta, com mínimas previstas em torno de 7°C. O monitoramento da temperatura é feito de forma constante, como explica Wilson Netto.

Diante da queda brusca nos termômetros, a Defesa Civil pede atenção redobrada com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. E alerta: nada de acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento em ambientes fechados, pois isso pode causar intoxicações perigosas e até fatais.


Reforçando: quem quiser receber alertas de clima direto no celular, pode se cadastrar de forma simples e gratuita,  enviando o CEP por SMS para o número 40199.

Комментарии


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page