Câmara aprova empréstimo de R$ 660 milhões pela Prefeitura de Juiz de Fora junto ao BNDES
- Radio Catedral
- 2 de mai.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na quarta-feira, dia 30 de abril, o projeto que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo de 660 milhões de reais junto ao BNDES — o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Segundo a proposta enviada pelo Executivo, o recurso será utilizado em obras estratégicas que prometem transformar a infraestrutura da cidade, com foco em sustentabilidade e inovação.
Entre as principais iniciativas estão: a revitalização e urbanização do Centro Histórico de Juiz de Fora, com investimento previsto de 220 milhões de reais; a construção de uma ciclovia que vai ligar os bairros Barreira do Triunfo e Vila Furtado de Menezes, além da requalificação das margens do Rio Paraibuna, orçada em 150 milhões; a implantação da
Quinta Adutora, próxima à BR-040, que receberá 160 milhões, além de uma nova estação de tratamento de água, na Represa de Chapéu D’Uvas, com aporte de 40 milhões de reais, uma usina de resíduos sólidos, orçada em 50 milhões e a informatização dos sistemas da Prefeitura, com previsão de 60 milhões de reais.
O financiamento será feito por meio das linhas BNDES Finem e Fundo Clima, com juros de até 90% da taxa Selic. O prazo para pagamento é de 25 anos, sendo cinco anos de carência.
Apesar da aprovação do projeto pela Câmara, a Prefeitura informou que o pedido poderá ser suspenso, caso o município seja contemplado com recursos do novo Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
A proposta foi enviada ao Legislativo em fevereiro e passou por análise de quatro comissões antes de ser levada à votação em plenário.
Confira a proposta na íntegra:
Comments