Curso de panificação oferece nova chance a adolescentes em Juiz de Fora
- Silvia Carvalho
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais iniciou uma nova ação de qualificação profissional voltada a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A iniciativa será desenvolvido no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora.
O projeto oferece um curso de panificação que, nesta primeira etapa, atende sete adolescentes e funciona como experiência piloto, com possibilidade de ampliação para novas turmas. A proposta foi articulada pela direção da unidade em parceria com grandes empresas (a Dispropan e a AB Mauri), como destaca o diretor da unidade, Claudinei Rosa de Paulo.
O curso terá duração de cinco meses, com encontros realizados uma semana por mês, reunindo aulas teóricas e práticas. As atividades contam com o acompanhamento da equipe técnica do Centro Socioeducativo.
Ao final da formação, os adolescentes receberão certificado com diploma, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes.
Além do curso de panificação, o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora mantém uma programação contínua de ações formativas. Recentemente, também foi realizado um curso de Fotografia e Audiovisual, em parceria com o CineArt, que resultou em uma exposição durante o Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade. Integram ainda o portfólio da unidade cursos de Justiça Restaurativa e formação em empreendedorismo, desenvolvidos em parceria com a Casa Mulilo.
Segundo Claudinei Rosa de Paulo, o objetivo é oferecer oportunidades concretas de crescimento e cidadania para jovens que, muitas vezes, vêm de contextos com poucas alternativas.





