Golpes virtuais: perigos e cuidados
- Radio Catedral
- 3 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Por Fabíola Castro

Nesse momento de pandemia do novo coronavírus e necessidade de isolamento social, as pessoas estão ficando mais em casa e acessam as redes sociais, a internet como um todo com muito mais freqüência e não apenas para entretenimento, mas para diversas atividades cotidianas como compras. Tal situação pode contribuir na ação de golpistas pelos meios eletrônicos. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, o que se tem percebido é que os golpes, em sua maioria, migraram da rua para o mundo virtual.
A Delegada da 7ª Delegacia de Polícia Civil de Juiz de Fora, Drª Camila Miller, explica alguns tipos de golpes mais comuns pela internet.
O Whatsapp é um aplicativo de mensagens muito usado e alguns cuidados devem ser tomados para segurança.
Podemos pensar que apenas ao usar o cartão de crédito para alguma compra é que pode ser perigoso, mas não, a Delegada Camila Miller, fala do golpe do recolhimento do cartão em casa.
A Delegada destaca ainda o cuidado na hora de fazer compras em sites de compra e venda pela internet.
Em muitos momentos navegando pela internet, acessando o e-mail ou mesmo por mensagens no celular recebemos links que podem ser maliciosos e fraudulentos e que não devem ser acessados.
A Delegada, Drª Camila Miller, fala sobre como proceder ao se perceber ter sido vítima de um golpe pela internet.
A Polícia Civil de Minas Gerais disponibiliza uma cartilha virtual chamada “Golpe, só se for nos criminosos”. O material tem como objetivo apresentar à população os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção. Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone.
Baixe a cartilha aqui.
Comments