Coroinhas e acólitos celebram São Tarcísio
- Radio Catedral
- 15 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Neste dia 15 de agosto a Igreja celebra São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários.
Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma. Ele era acólito do Papa Sisto II, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística.
Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da Eucaristia. O Papa Sisto II queria levar o Pão Sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.
Foi quando Tarcísio pediu ao Santo Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o Papa Sisto II o abençoou e lhe deu uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar ao destino.
No caminho foi identificado e como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado. Seu corpo repousa na Basílica de São Silvestre, em Roma.
Em Juiz de Fora, há uma Comunidade dedicada a São Tarcísio, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bairro Nossa Senhora Aparecida). Confira a programação:
Capela São Tarcísio – São Tarcísio (pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida) *A capela fica na Rua São Pancrácio, 680 – Bairro São Tarcísio.
De 12 a 14 de agosto – Tríduo 19h – Missa
Dia 15 de agosto – Dia de São Tarcísio 19h – Missa
Dia 16 de agosto – Sexta-feira 19h – Missa na comunidade
Dias 17 e 18 de agosto – Sábado e Domingo 19h – Missa na matriz
*Todos os dias haverá funcionamento de barraquinhas
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Monte Castelo
Os Acólitos e Coroinhas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Monte Castelo, celebram o dia de seu padroeiro. Haverá a Santa Missa nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 19h30, na Comunidade São João Batista. A Capela fica na Rua José Martins da Silva, 139 - Bairro Jardim São João.
Paróquia São Sebastião - Barreira do Triunfo
A Pastoral dos Acólitos e Coroinhas da Paróquia São Sebastião, localizada no Bairro Barreira do Triunfo, também realizará programação especial, porém, a festa foi adiada por conta das festividades, também neste mês, da Comunidade Santa Maria Eterna. Haverá um tríduo entre os dias 22 e 24, e missa festiva no dia 25. Confira:
Dia 22 de agosto – Quinta-feira 19h30 – Missa seguida de procissão luminosa
Dia 23 de agosto – Sexta-feira 19h30 – Missa. Após a missa, encenação da vida de São Tarcísio
Dia 24 de agosto – Sábado 18h30 – Missa com rito de investidura dos novos coroinhas
Dia 25 de agosto – Domingo- festa de São Tarcísio 8h – Missa solene em honra a São Tarcísio, em seguida procissão.
Todos os dias haverá benção do Santíssimo Sacramento. A Matriz fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 10.578 – Barreira do Triunfo.
Comments