Por Roberta Oliveira

Compreensão e respeito: a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibiliza pré-cadastro para pessoas que desejam adquirir o Cordão de Girassol. Pessoas interessadas devem realizar o pré-cadastro através do formulário.
O cordão poderá ser solicitado somente por aqueles que possuam a doença, deficiência e/ou transtorno oculto, ou por um representante legal, mediante apresentação de atestado médico que comprove a existência da doença e/ou transtorno, bem como comprovante de residência atualizado de Juiz de Fora.
O objetivo é levantar os dados das pessoas que possuem quadros de saúde que se enquadram no uso do acessório. A Supervisora de Apoio às Redes Assistenciais do Departamento de Desenvolvimento da Atenção à Saúde, Lara Nunes explica o que é o Cordão de Girassol.
Recentemente foi sancionada lei federal sobre o assunto. No entanto, a distribuição gratuita do Cordão de Girassol é uma lei municipal aprovada em 2021.
De acordo com Lara Nunes, o objetivo do acessório é garantir o atendimento prioritário. Por isso, a etapa do pré-cadastramento é funamental para a implantação da legislação
Lara Nunes cita quem pode solicitar o Cordão de Girassol, como realizar o pré-cadastro e os desdobramentos deste levantamento de dados.
Doenças, deficiências e/ou transtornos ocultos:
Autismo;
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
Síndrome de Tourette;
Doença de Chron;
Visão monocular;
Visão subnormal;
Pacientes ostomizados;
Transtornos psiquiátricos;
Deficiência intelectual;
Fibrose cística.
Comments