top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Coral Pró-Música se apresenta na Igreja do Rosário neste domingo (7)

Apresentação do concerto "Missa Festiva" tem entrada gratuita.


Por Rádio Catedral


O projeto “Música nas Igrejas” leva um concerto do Coral Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) à Igreja do Rosário, no bairro Granbery, neste domingo, 7, às 20h. A apresentação da “Missa Festiva”, do compositor John Leavitt tem entrada gratuita.


A “Missa Festiva” foi apresentada pela primeira vez na cidade em 2015, e oito anos depois está de volta ao repertório do grupo. Segundo o regente do Coral, Victor Cassemiro, essa escolha deve-se por ser uma música viva e introspectiva de um compositor contemporâneo e ainda vivo. Embora seja muito conhecida no canto coral, a maioria do público ainda a desconhece.


“Missa Festiva” combina o lirismo melódico com o contraponto, além de um notório acompanhamento pianístico. Foi uma criação que se iniciou em 1988, a partir de uma peça de festival para o Simpósio Internacional de Corais em Kansas City, Estados Unidos. A obra utiliza, de acordo com o Maestro Victor Cassemiro, textos em latim, consagrados através dos séculos, que são valorizados pela sua riqueza, sendo também um excelente instrumento para o canto coral. Na composição, consta uma seleção de cinco peças: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei.


O projeto “Música nas Igrejas” foi retomado em 2007 pelo Centro Cultural Pró-Música e desde 2011 foi incorporado à UFJF e vinculado à Pró-reitoria de Cultura.




17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page