• Radio Catedral

Coral da UFJF comemora 55 anos com encontro virtual

Por Rádio Catedral

*Coral da UFJF - Foto: site da UFJF.

Em 55 anos de existência – completados em 2021 –, o Coral da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, nesse tempo de pandemia, se adaptou à prática remota de atividades. Nos dois últimos anos, além dos ensaios e das aulas de técnica vocal realizadas via internet, foram produzidos cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como ‘coro virtual’. Assim surgiu a ideia de comemorar o aniversário do Coro com a realização de “Todos os Cantos", o I Encontro de Coros da UFJF.


Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, o Coral recebe 27 coros convidados de todas as regiões do Brasil, além de seis grupos estrangeiros, da Alemanha, Argentina, Espanha e México. Tudo será feito de forma virtual. Os concertos, que começam às 20h, com abertura na sexta, dia 26, serão transmitidos pelo canal do Coral da UFJF no YouTube.


Além dos encontros musicais, o evento também oferecerá outras atividades abertas ao público. A primeira delas é a minioficina sobre gravação e edição de vídeos, a ser ministrada por Paulo Vitor Freitas, integrante do Coral da UFJF, marcada para sábado, 27.


O domingo, 28, começa com uma palestra, seguida de bate-papo, a ser ministrada pela fonoaudióloga e pianista Fabiane França, convidada para falar sobre “Alterações vocais e seus impactos na voz cantada”. À tarde, os participantes do Encontro poderão saber um pouco mais sobre gravação e edição de áudio com o Band Lab, na minioficina oferecida por Mateus Maier, também integrante do coro. Haverá, ainda, uma roda de conversa entre os regentes participantes.


Para fechar o “Todos os Cantos", o Coral da UFJF lança seu novo coro virtual, “Olhos Coloridos”, de Macau, com arranjo de André Pires, no domingo, 28, última noite do festival. A música, composta na década de 1970, é um grande sucesso na voz da cantora Sandra de Sá e está no repertório do Coral da UFJF desde 2007. A programação completa pode ser conferida no site www.ufjf.br/procult.

0 comentário