top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Contribuintes já podem se preparar para declaração do Imposto de Renda 2024

Por Rádio Catedral

Foto do site da Receita Federal.

A declaração do Imposto de Renda é uma das obrigações fiscais mais importantes e os contribuintes brasileiros já podem começar a se preparar para a entrega das declarações de ajuste anual. O prazo começa em 15 de março e vai até 31 de maio. Durante esse tempo, os contribuintes devem prestar contas dos rendimentos obtidos ao longo do ano anterior, ou seja, durante 2023, conforme informou o governo.

 

Para orientar os cidadãos nesse processo, o contador e professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Pedro Assis, compartilha informações importantes sobre o período de entrega e as obrigações para o ano corrente.



Uma das condições que determina a obrigatoriedade da declaração é o recebimento de rendimentos tributáveis superiores a R$ 28 mil, equivalente a cerca de R$ 2.380 por mês, entre outras, como explica o contador Pedro Assis.



Para o processo de declaração, é fundamental reunir a documentação necessária. O contador destaca a importância de ter em mãos o comprovante de pagamento de despesas com educação e saúde do titular e dependentes. Além disso, os informes de rendimentos que deverão ser emitidos pelas fontes pagadoras até o dia 28 de fevereiro são essenciais para o preenchimento correto.



Para facilitar o processo, é possível utilizar a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida, que traz a adição automática de informações do contribuinte. No entanto, de acordo com o especialista, o uso da declaração pré-preenchida ainda exige cuidados, pois “o declarante será o responsável por alterar, incluir, excluir e confirmar os dados. Havendo qualquer divergência será de sua responsabilidade e, se não for corrigida, poderá levar o contribuinte a cair na malha fina”.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page