top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Contato com águas de enchentes podem causar doenças

Por Fabíola Castro

*Foto: Agência Minas.

Com a ocorrência de enchentes causadas pelas fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias há o risco de contaminação pelo contato com as águas, o que pode causar diversas doenças como leptospirose, verminoses, doenças diarreicas, entre outras. A leptospirose, no entanto, é a predominante.


No Bendita Saúde desta quinta-feira (13), o veterinário do Departamento de Zoonoses de Juiz de Fora, José Geraldo de Castro Jr., falou sobre os cuidados que devem ser tomados.


Confira:


As chuvas têm causados muitos alagamentos em várias cidades e qual o risco do contato das pessoas com as águas dessas enchentes?


Quais seriam essas doenças e o que elas podem causar?


A leptospirose seria a doença mais comum de se contrair em contato com águas de enchentes e como se dá essa contaminação?


Em caso do contato com águas de enchentes como proceder?


Quais sintomas podem aparecer e que devem levar as pessoas a desconfiarem de uma possível contaminação?


Então, dessa forma, percebendo alguma alteração no organismo após o contato com águas de enchentes a pessoa deve procurar logo ajuda especializada, atendimento médico para que não haja agravamento da situação?


Onde buscar atendimento caso necessário?


Quando as águas de enchente invadem também as casas, os estabelecimentos, o que fazer?


Para finalizar, quais as suas considerações?


Com as chuvas intensas em Minas Gerais, já são 374 municípios em situação de emergência nas últimas semanas, com milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas, segundo informações atualizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), nesta quinta-feira, 13 de janeiro. Desde o início do período chuvoso, em outubro de 2021, 25 pessoas morreram e são inúmeros os transtornos e perdas materiais e, além disso, as pessoas precisam se preocupar, se atentar também para o cuidado com a sua saúde.

8 visualizações0 comentário
bottom of page