Conta de luz fica mais cara em junho
- Radio Catedral
- 2 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A conta de luz dos mineiros está mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou o reajuste da tarifa da Cemig, que entrou em vigor no final de maio.
Para os clientes residenciais, o aumento será de 7,36%. Já os beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica, cerca de um milhão e meio de pessoas de baixa renda, terão um reajuste menor: 2,02%.
Segundo a Aneel, o principal motivo do aumento é o crescimento dos chamados encargos setoriais, que incluem subsídios para energia renovável, tarifa social e a expansão do serviço de energia elétrica no país. Esses encargos representaram 4,63 pontos percentuais do reajuste.
Segundo a Cemig, o consumidor vai sentir o impacto total do reajuste apenas a partir da fatura de junho, com vencimento em julho. Isso porque a conta de junho terá parte do consumo ainda com a tarifa antiga. Bandeira vermelha.
Além disso, a Aneel também anunciou a volta da bandeira vermelha patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
A mudança foi provocada pela queda no volume de chuvas e o consequente baixo nível dos reservatórios, o que força o uso de usinas termelétricas, que têm custo mais alto de geração.
Em maio, já havia sido acionada a bandeira amarela, marcando a transição entre o período chuvoso e o período seco. Agora, com as projeções indicando chuvas abaixo da média para os próximos meses, a Aneel acionou o sinal de alerta.
Comments