top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Conselho apresenta Plano Municipal de Turismo durante fórum regional


Foto: Carlos Mendonça

O Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur JF) vai falar sobre o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo da cidade, durante o Primeiro Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região, que vai ser realizado na próxima quarta-feira, dia 3, no espaço de convenções do Trade Hotel.


Com o tema Redes e Planejamento, o encontro, promovido pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, tem como objetivo sensibilizar empresários, estudantes e gestores de organizações governamentais e não governamentais do segmento de turismo e eventos sobre a importância do trabalho colaborativo.


Na oportunidade, a presidente do Comtur JF, Tatyana Hauck Herdy Hill, e a conselheira Mariana Pimentel, professora do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vão apresentar o histórico da construção do plano, as etapas de desenvolvimento e a metodologia adotada.


Segundo Tatyana, a intenção é informar ao setor que este plano está sendo construído e sobre um debate público, que vai ser realizado em agosto, com o objetivo de levantar propostas e definir estratégias para fortalecer o setor, através de ações integradas, buscando o desenvolvimento sustentável e a consolidação da cidade como polo regional de turismo.


A abertura do Fórum acontece às 14h da próxima quarta-feira, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga; do reitor da UFJF, Marcus David; e o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago.


Fatores que favorecem Juiz de Fora na atração de grandes eventos, como a proximidade de grandes centros e os indicadores da cidade, e o potencial do município para incrementar o turismo e a cadeia cultural da cidade, por meio da “Lei de Incentivo à Cultura”, vão ser tratados pelo assessor da Funalfa, Carlos Henrique Raposo, que media palestra ministrada pelo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Felipe Amado.


Seguindo a programação, o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Minas Gerais, Guilherme Sanson, vai falar sobre hotelaria criativa, em palestra moderada pelo vice-presidente da Federaminas, Roberto Fagundes. Por fim, o diretor de Marketing da RioTur, Maurício Werner, e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, vão trazer exemplos sobre parcerias público-privadas no setor de turismo.


Paralelamente à apresentação do Comtur, o diretor de Segmentação Turística do Governo de Minas Gerais, Lucas Xavier, realizará reunião com os presidentes dos Conventions & Visitors Bureux do Estado para direcionamento do Plano de Ações de Turismo de Negócios e Eventos mineiro.


O Fórum será finalizado com um happy hour, com exposição de produtos para hoteleiros, mostra de fotos da cidade, feitas por alunos do Curso de Artes e Design da UFJF, vendas de souvenirs e degustação de cerveja, petisco e cachaça mineira. As inscrições para o Primeiro Fórum de Gestão de Turismo e Eventos de Juiz de Fora e Região podem ser feitas on-line.


11 visualizações0 comentário
bottom of page