top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Conheça a história o testemunho de São Pedro e São Paulo

*Por Danielle Quinelato

*Imagem: Site Franciscanos.org.br


Nesta quinta-feira, 29 de junho, celebramos São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja. No Brasil, a solenidade foi transferida para o próximo domingo, 2 de julho.

A Solenidade de São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há o 25 de janeiro, quando celebramos a Conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, a festa da Cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

São Pedro tinha como primeiro nome Simão; era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Esteve presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, como no momento da Transfiguração. O Padre Geraldo Dondici, Pároco da Paróquia São Mateus, conta que Simão era Pescador e foi chamado pelo próprio Senhor Jesus.


São Paulo, chamado Saulo, era natural de Tarso. Era perseguidor dos cristãos, sendo responsável inclusive pela morte de muitos deles. Segundo Padre Dondici, ele se converteu à fé cristã enquanto perseguia os cristãos.


Padre Dondici dá destaque ao encontro que aconteceu entre os dois apóstolos.


Por fim, o sacerdote aponta os exemplos que São Pedro e São Paulo indicam para cada um de nós.


Os martírios de São Pedro e São Paulo ocorreram na cidade de Roma: São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana, em 64, e São Paulo foi decapitado na chamada Três Fontes em 67.

20 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page