top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Confie em Deus, faça a sua parte e vá tranquilo": diz Pe. Camilo aos inscritos no Enem 2022

Por Roberta Oliveira


No próximo domingo, 13 de novembro, mais de 10 mil pessoas vão iniciar a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Juiz de Fora. Em um momento tão importante e tão tenso, para candidatos e familiares, vale a pena fazer uma pausa e fortalecer o ânimo ao conversar com Deus.


Os processos seletivos para as universidades são momentos-chave na vida das famílias. Muito está em jogo nestas provas. O Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Camilo de Paiva, deixa uma orientação para você que vai fazer a prova: estar tranquilo na presença de Deus.


Em todo Brasil, são 3.396.632 milhões de candidatos, sendo mais de 295 mil mineiros. Em Juiz de Fora estão inscritos 10.060 participantes na modalidade presencial e 492 inscritos na modalidade digital.


Orientações para o Enem 2022


Neste domingo, os candidatos fazem a redação, e respondem às 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.


No dia 20 de novembro, o segundo dia de exame terá as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Os portões dos locais de prova ficarão abertos entre 12h e 13h e as provas começam às 13h30.


O candidato deve acessar a página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento tem as informações sobre o candidato e a opção de língua estrangeira.


Para entrar nos locais de provas, além do Cartão de Confirmação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, seja físico ou digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.


O uso de máscara para proteção contra Covid-19 será obrigatório apenas nas cidades onde houve legislação vigente; levar garrafinha de água para evitar o uso do bebedouro; e portar o próprio álcool em gel para higienização das mãos durante a aplicação das provas.


Sobre o Enem*


O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes, ao término da educação básica. Foi instituído em 1998 e, desde 2009, é um meio de acesso à educação superior, por instituições públicas e privadas, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).


As notas são critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


* Fonte: Inep

41 visualizações0 comentário
bottom of page