Por Rádio Catedral
Estão abertas as inscrições para o concurso público da Secretaria de Educação de Minas Gerais. O edital prevê19.878 vagas, para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (Crei) e Unidade Central, em Minas Gerais.
O concurso é realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). O objetivo é preencher cargos do quadro de pessoal da Secretaria Estadual de Educação:
Professor de Educação Básica (PEB),
Especialista em Educação Básica (EEB),
Analista Educacional (ANE),
Analista de Educação Básica (AEB),
Técnico da Educação (TDE) e
Assistente Técnico de Educação Básica (ATB).
Sobre as inscrições
As inscrições devem ser feitas até 16h de 29 de agosto, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a organizadora do concurso.
Após o preenchimento do requerimento, o candidato deve gerar e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que deve ser pago até o dia 30 de agosto.
Os valores das taxas de inscrição são de R$ 43 para cargos que exigem curso superior, e de R$ 38 para cargos que exigem apenas o nível médio técnico.
Os candidatos poderão realizar mais de uma inscrição no Concurso Público, desde que não haja coincidência nos dias/turnos de aplicação das provas — e sejam observadas as normas constitucionais de acumulação de cargos no momento do exercício. Para cada cargo, deverá ser feita uma inscrição, assim como o pagamento das respectivas taxas.
Para quem não tiver acesso a um computador, a SEE disponibilizará em cada sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino um equipamento com acesso à internet para a realização das inscrições até o dia 29 de agosto, das 9h às 12h.
Provas
As provas serão aplicadas em Belo Horizonte e nas cidades-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Legislação Educacional e Direitos Humanos, além de redação e conhecimentos específicos, referentes a cada área de atuação.
Todos os candidatos nomeados em decorrência de aprovação no concurso deverão se submeter a Exame Admissional, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, em unidade central ou em unidades regionais.
Comments