Concessionária que administra trecho da BR-040 entre JF E BH alerta para aumento e risco das panes mecânicas na estrada
- Silvia Carvalho
- há 7 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Mais de 800 panes registradas em apenas 20 dias acendem o alerta para a segurança dos motoristas que trafegam pela BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Levantamento da EPR Via Mineira aponta que, somente nos primeiros 20 dias de janeiro, foram realizados 833 atendimentos por panes na rodovia, número que cresce durante o período chuvoso e reforça a importância da manutenção preventiva dos veículos e da direção segura, especialmente em pista molhada.
Do total de ocorrências, cerca de 87% foram causadas por panes mecânicas, somando 728 registros. Também foram atendidas 35 panes elétricas, 54 panes secas e 16 casos de superaquecimento do motor. Em dias de chuva, esse tipo de situação representa um risco ainda maior, já que paradas inesperadas reduzem a previsibilidade do tráfego e exigem atenção redobrada de todos os condutores.
Dados de 2025 mostram que quase 90% das panes atendidas na BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora tiveram origem mecânica. Ao longo do ano, foram mais de 17 mil ocorrências registradas.
A projeção operacional da concessionária indica que janeiro deve encerrar como o segundo mês com maior número de panes atendidas, ficando atrás apenas de dezembro do ano passado, período marcado pelo aumento do fluxo de veículos por causa dos feriados. segundo o gerente de Operações da EPR Via Mineira, Anderson Finco, destaca que a falta de manutenção é a principal causa para as panes.
Anderson Finco destaca que a concessionária disponibiliza apoios, mas o motorista precisa fazer a parte dele.
O gerente de operações explica os riscos que os motoristas correm ao terem uma pane na estrada.
Anderson Finco também destaca que,além da manutenção, o motorista deve ficar atento às condições da estrada.
Anderson Finco ainda explica como o motorista deve agir no caso de pane.









Comentários