top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Comunidades celebram Nossa Senhora do Desterro

Por Fabíola Castro


Neste mês de setembro comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, celebram Nossa Senhora do Desterro. Este título da Virgem Maria tem origem bíblica e recorda o tempo que a Sagrada Família, - Jesus, Maria e José -, esteve como fugitiva, desterrada no Egito, já que Herodes estava em busca de um menino para matar. É conhecida também como Nossa Senhora dos Imigrantes, sendo assim, a Padroeira de refugiados e de todos que deixaram os seus países de origem.


Comunidade Nossa Senhora do Desterro - Toledos


A Comunidade Nossa Senhora do Desterro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Estradas, e localizada em Toledos, distrito de Juiz de Fora, celebra a festa de sua Padroeira neste domingo, 4 de setembro, com o tema “Família: Santuário do Amor e da Vida”.


Depois de realizar a Novena preparatória, é celebrado um tríduo em homenagem a mãe dos imigrantes e exilados. Neste sábado, a Missa será às 18h. Logo após, acontece a festa social com leilão de prendas e apresentações musicais e barraquinhas.


Já nesta domingo, 4, dia dedicado a Nossa Senhora do Desterro na comunidade., haverá às 11h, a Santa Missa Solene; às 14h, leilão de bezerros; às 16h, procissão e coroação; e em seguida, leilão de assados e queima de fogos.


O responsável pela Comunidade, Padre Emerson Assis, destaca o simbolismo contido na imagem de Nossa Senhora do Desterro.


Padre Emerson destaca ainda a proteção de Nossa Senhora do Desterro àqueles que são obrigados a deixar suas terras de origem e, ao mesmo tempo, a importância do acolhimento a quem precisa.


A Capela Nossa Senhora do Desterro fica na Rua Principal, s/nº ‐ em Toledos, Distrito de juiz de Fora. A comunidade, tradicionalmente, celebra a Padroeira no primeiro fim de semana do mês de setembro.



Comunidade do Desterro - Ewbank da Câmara


Também celebra Nossa Senhora do Desterro, a Comunidade do Desterro que pertence à Paróquia Santo Antônio de Ewbank da Câmara. Na localidade rural, a festividade em honra à Padroeira será no domingo, 11 de setembro, começando às 8h, com uma cavalgada. Já às 10h30, será celebrada a Santa Missa. Em seguida haverá a venda de almoço, leilão de prendas e show musical.




17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page