Comunidades celebram a festa de Santana e São Joaquim, avós de Jesus
- Radio Catedral

- 26 de jul.
- 3 min de leitura
Por Rádio Catedral

No dia 26 de julho, a Igreja Católica celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Conhecidos como patronos dos avós e das famílias, esses santos são homenageados com grande carinho pelos fiéis, especialmente nas comunidades que levam seus nomes.
Em Santana do Garambéu, a Paróquia Sant’Ana está em festa desde o dia 17, quando teve início a novena em preparação à festa da Padroeira. O Pároco, Padre José Chrispim Filho, fala sobre o tema deste ano,ligado ao Ano Jubilar da Esperança.
Padre José Chrispim destaca que Sant’Ana foi uma grande catequista.
O sacerdote também destaca a importância, de como Sant’Ana, sermos missionários da Palavra de Deus.
Neste dia de Sant’Ana e São Joaquim, já aconteceram missas às 7h e 10h. Ao meio dia, acontece um desfile de carros de boi. Às 7 da noite, os fiéis se reúnem em procissão, seguida de Missa. Amanhã, também haverá missas às 10h e 19h. As 13h, acontece o leilão de bezerros perto do posto de gasolina, e as 14h, o show de prêmios na Praça.
Padre José Chrispim destaca que a festa une cultura e espiritualidade.
A Paróquia Santa Ana, em Santana do Deserto, prepara uma programação especial para celebrar o dia de sua padroeira, Santa Ana, e de São Joaquim. As atividades acontecem neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de julho, na Matriz localizada na Praça Doutor Mauro Roquete Pinto, no Centro da cidade.
No sábado, dia 26, a comunidade se reúne às 18 horas para a Santa Missa com bênção especial aos avós, seguida de uma procissão pelas ruas da cidade. Em seguida, os fiéis poderão participar de um show de prêmios e curtir uma apresentação musical no espaço da paróquia.
Já no domingo, dia 27, as comemorações começam às 10 horas da manhã, com a Missa festiva que contará com uma bênção especial a diversos grupos da comunidade, incluindo agentes de pastorais, coordenadores de comunidades, trabalhadores e produtores rurais, servidores públicos, comerciantes, donas de casa e profissionais da educação, da saúde e da assistência social.
Ao meio-dia, será servido o tradicional almoço comunitário. A partir das 13h30, acontece mais um show de prêmios, seguido do leilão de prendas às 14 horas.
Em Santos Dumont, a festa começou com procissão com as crianças da catequese às 8 e meia da manhã, missa às 9h da manhã, recitação do terço na igreja nossa senhora aparecida às 17h30 e depois procissão até a matriz onde será celebrada missa solene ás 7 da noite pelo arcebispo Dom Gil Antonio Moreira e às 8 e 30 apresentação do terço dos homens. Todos os dias haverá funcionamento de barraquinhas e show de prêmios.
Em Juiz de Fora, a capela Sant'ana e São Joaquim, na rua Herman Toledo, 85 no Bairro Santana, às 3 da tarde, missa com Unção dos Enfermos, depois funcionamento de barraquinhas. À noite, procissão saindo da capela nossa senhora dos navegantes e em seguida missa solene. A programação se encerra no domingo, com missa às 8 da manhã, show de prêmios às duas da tarde e missa solene às 19h
Em Goianá, a capela Sant'Ana, que é particular e fica em Assentamento Denis Gonçalves, na área rural, No sábado, às 10 da manhã haverá procissão e missa. No domingo, está prevista carreata às 9 da manhã e missa às 10 da manhã.
Em São João Nepomuceno, a Igreja Santa Ana no Sítio Córrego de Santa ana em Bariti, na Área Rural terá missa às 4 e meia da tarde no sábado e depois funcionamento de barraquinhas.
Em Passa Vinte, a Igreja Sant'Ana na Rua Santa Rita, no Bairro Lava-Pés hoje às 7 da noite missa e procissão, e funcionamento de barraquinhas.
Em Rosário de Minas, a capela particular no Sítio Santana terá missa e procissão, às 4 da tarde. Depois leilão e funcionamento de barraquinhas.
Em Santo Antônio do Rio Grande, a capela em Santana, na área rural, a celebração será às duas da tarde e depois haverá funcionamento de barraquinhas.









Comentários