top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Comunidade Nossa Senhora da Paz incentiva fiéis a celebrarem a padroeira de casa



A Comunidade Nossa Senhora da Paz, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juiz de Fora, tradicionalmente celebra a sua padroeira em 9 de julho. A Virgem da Paz dá nome à comunidade do Bairro Encosta do Sol e que devido à pandemia não realizará programação festiva.


Porém, a Comunidade está propondo uma maneira diferente de homenagear Nossa Senhora, incluindo todos os devotos de forma segura. A ideia é que os fiéis enfeitem suas casas, varandas e janelas, com as cores que remetem ao manto de Maria ou com frases dedicadas à padroeira. Além disso, todos são convidados a estarem unidos através da oração do terço às 18h, cada um em sua casa, e registrarem esse momento em família através de fotos e vídeos.


Após, os registros podem ser enviados para a Equipe de Catequese da Comunidade Nossa Senhora da Paz, para divulgação nas redes sociais, homenageando de forma on-line a padroeira.

Devoção a Nossa Senhora da Paz*


A devoção a Nossa Senhora da Paz tem origem no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador. Na ocasião, uma caixa de madeira muito bonita e bem fechada foi encontrada por alguns comerciantes. Os vendedores não conseguiram abrir a caixa nem usando ferramentas. Por isso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde tentariam novamente abri-la, já que pensavam haver um grande tesouro dentro dela. Chegando à cidade, foram registrar o tesouro para que não o perdessem. No entanto, ao passarem na frente da Igreja da cidade, o burro empacou, se deitou no chão de onde não conseguiram tirá-lo. Resolveram então tentar abrir a caixa novamente. Dessa vez ela se abriu com facilidade. Foi aí que o espanto tomou conta dos vendedores: eles encontraram na caixa uma imagem de Nossa Senhora segurando o Menino Jesus. Até hoje não se sabe a origem da caixa e da imagem, nem como elas chegaram em território salvadorenho.


Na época da aparição da imagem da Senhora da Paz a região estava passando por uma guerra. Porém, quando os inimigos ouviram a história da imagem, resolveram parar as batalhas e fazer as pazes, vendo que o ocorrido era um sinal de Deus. Devido a isso a imagem recebeu o título de Nossa Senhora da Paz.


19 visualizações0 comentário
bottom of page