• Radio Catedral

Comunidade do Quintas da Avenida celebra Santa Filomena

Atualizado: 8 de Ago de 2019


Imagem da internet

A Comunidade Santa Filomena, localizada no Bairro Quintas da Avenida, em Juiz de Fora e pertencente à Paróquia Santa Cruz, prepara a festa de sua padroeira, celebrada no dia 10 de agosto.


A festividade será iniciada nesta quarta-feira (7) com um tríduo, sempre às 19h30, cada dia com uma bênção especial.


No dia de Santa Filomena, no próximo sábado (10), está programada uma procissão às 19h30, saindo da Rua Nicolau Ferreira Mendes em direção à Capela, onde haverá Missa festiva em honra a padroeira da comunidade.


Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias, com caldos, cachorro quente, churrasquinho e canjica doce. A Capela Santa Filomena fica na Rua Aladir Soares da Silva, 136 – Bairro Quintas da Avenida.


História de Santa Filomena*


Santa Filomena foi uma jovem grega torturada e morta aos 13 anos de idade pelo imperador romano Diocleciano, já no terceiro século da era cristã. Ela foi chicoteada e atravessada por flechas quase até a morte, mas, milagrosamente, sobreviveu. Condenada então ao afogamento com uma âncora presa ao pescoço, salvou-se novamente, resgatada, segundo a tradição, por dois anjos.


Toda essa fúria do imperador se devia à recusa da jovem em casar-se com ele: Filomena tinha feito voto de castidade aos 12 anos para se tornar “esposa de Jesus Cristo”. Nem a tortura sofrida, nem os pedidos de seus pais, cujos domínios eram ameaçados pelo exército do imperador, conseguiram fazê-la desistir da sua consagração a Cristo: Santa Filomena fez questão de cumprir com absoluta fidelidade o primeiro mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”.



Confira a programação completa:


De 7 a 9 de agosto – Tríduo preparatório


Dia 7 de agosto – Quarta-feira 19h30 – Missa pela Caridade


Dia 8 de agosto – Quinta-feira 18h30 – Adoração ao Santíssimo 19h30 – Missa pelos doentes


Dia 9 de agosto – Sexta-feira 19h30 – Missa pelas Famílias


Dia 10 de agosto – Sábado – Dia de Santa Filomena 19h30 – Procissão saindo da primeira rotatória do bairro, na Rua Nicolau Ferreira Mendes e Missa Festiva em honra a Padroeira.


*Fonte: pt.aleteia.org

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .