• Radio Catedral

Comunidade de Ewbank da Câmara celebra São Firmino



Neste sábado, 25 de setembro, a Igreja celebra São Firmino. O santo nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do cristianismo. Mas foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo.


Sua pregação era muito apreciada pelos fiéis. Fez tanto sucesso pelo seu conhecimento das verdades da fé que foi eleito pelo povo seu novo bispo. Firmino, então, recebeu o sacramento da ordem e a sagração episcopal, em Toulouse, dando início ao seu apostolado de evangelização.


Por ser um exemplo de fé e virtude, Firmino conseguiu grande fama e suas peregrinações foram incansáveis em várias cidades, onde conseguiu a conversão de milhares e milhares de pagãos, que aceitaram a doutrina do Senhor.


Era uma época em que a perseguição contra os cristãos apresentava uma fúria implacável e violência impiedosa. Por isso Firmino despertou a ira de seus opositores pagãos, como o governador romano Valério, que, desejando que o povo voltasse a cultuar os deuses pagãos, mas temendo uma revolta, pois tinham verdadeira veneração pelo bispo, mandou prendê-lo e decapitá-lo sem julgamento oficial.


O Bispo Firmino morreu no ano 290. Seu corpo está repousando na catedral francesa de Amiens. São Firmino é amplamente festejado pelo povo espanhol e francês, motivo pelo qual seu culto foi muito difundido no mundo cristão, que o comemora no dia de sua morte.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há uma Comunidade com uma pequena capela dedicada a São Firmino, na localidade chamada Colônia de São Firmino, em Ewbank da Câmara. A Comunidade lembra o padroeiro neste domingo (26), com Celebração Eucarística às 17h, na quadra poliesportiva, que fica próxima da capela. Neste dia, haverá também a primeira comunhão de sete crianças. Não será necessário agendamento, devido ao ambiente aberto onde acontece a Missa.

0 comentário