top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Comunidade comemora retorno de imagens restauradas à Igreja de São José das Três Ilhas

Por Roberta Oliveira


De volta para casa: a Matriz de São José das Três Ilhas, Distrito de Belmiro Braga (MG), recebeu as imagens de São José, de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião que passaram por processo de restauro.


A Celebração de entronização foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, no último domingo, 7 de agosto e marcou o fim de uma espera de anos da comunidade para rever as imagens no altar.


Gratidão pelo cuidado com instrumentos de evangelização, destacou Arcebispo


As imagens estavam sob a guarda do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) desde 2018 para o restauro adequado. Elas foram devolvidas à Arquidiocese de Juiz de Fora em julho, em solenidade realizada em Belo Horizonte.


Dom Gil Antônio Moreira manifestou a gratidão a todos que ajudaram no processo de cuidado com as três imagens.


O Arcebispo reforçou o papel da arte no contexto religioso: contribuir para a evangelização. E também falou sobre a emoção em ver as imagens no altar da Igreja de São José das Três Ilhas.



Subsecretário de Cultura de MG comemora o retorno do patrimônio à cidade


O Subsecretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Igor Arci Gomes, parabenizou o Arcebispo Metropolitano pela luta para conseguir este processo de preservação das obras. E lembrou os percalços enfrentados para viabilizar os trabalhos.


Igor Arci Gomes reforçou a importância do retorno das três imagens ao altar da Matriz, sob os olhos, a veneração e o cuidado da comunidade.


Igor Arci (à esquerda) e Jefferson Coutinho (à direita) caminharam ao lado de Dom Gil Antônio Moreira na procissão | Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

"Quando nós vemos no altar é absolutamente emocionante", destacou presidente da FAOP


O restauro foi feito pela Fundação de Artes de Ouro Preto - FAOP. O presidente Jefferson da Fonseca Coutinho destacou que o restauro envolve técnicos e professores, além de contribuir para a formação de estudantes.


Jefferson da Fonseca Coutinho comentou detalhes do trabalho com as três imagens quando elas foram encaminhadas pelo Iepha na Fundação. E falou sobre a emoção de ver as imagens de volta ao altar da Matriz de São José das Três Ilhas.




Comunidade em festa e Arcebispo lembra a próxima missão: restaurar a Matriz


O administrador da Paróquia de São José das Três Ilhas, Padre Wesley Carvalho Neves, resumiu o sentimento de felicidade da comunidade e a importância para a vivência da fé ver as imagens novamente no altar.


O Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira afirmou que o trabalho ainda não terminou: a próxima meta é viabilizar o restauro da Igreja de São José das Três Ilhas.


De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, a Igreja de São José das Três Ilhas foi fundada em 7 de novembro de 1833 e celebra 189 anos em 2022.


Segundo o site do Iepha, o Centro Histórico de São José das Três Ilhas e a Igreja Matriz de São José, localizados no município de Belmiro Braga, tiveram o tombamento estadual aprovado pelo Conselho Curador do IEPHA/MG em 10 de setembro de 1997.



40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page