Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Comunicadores da Província Eclesiástica participam de encontro formativo e de espiritualidade

Atualizado: 8 de Out de 2019


Mais de 70 comunicadores participaram, no último sábado (5), do Encontro de Comunicação da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, realizado no prédio da Cúria Metropolitana. O evento foi voltado a jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) que atuam em paróquias, pastorais, associações e movimentos da Arquidiocese de Juiz de Fora e das dioceses de São João Del-Rei e Leopoldina, além de profissionais católicos da área.


O dia de convivência teve início com café da manhã e, em seguida, os presentes participaram de retiro espiritual conduzido por seminaristas e pelo chanceler do Arcebispado, Padre Eder Luiz Pereira. Durante suas considerações, o sacerdote refletiu sobre a mensagem que o Papa Francisco divulgou este ano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema foi “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25).


O sacerdote conta que também utilizou a passagem do Livro do Gênesis, para mostrar aos comunicadores que todos somos imagem e semelhança do Pai.

Na parte da tarde, jornalistas e agentes da Pascom assistiram a formações ministradas pelo ex-assessor de imprensa da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Padre Rafael Vieira, que também é graduado em Jornalismo. Ele falou sobre a forma como Assessoria e Pastoral da Comunicação se relacionam e se completam. Depois, destacou como o Papa Francisco se comunica.


Em entrevista, Padre Rafael observou a importância que a comunicação tem nos dias de hoje.

O vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese, Padre Antônio Camilo de Paiva, afirmou que, com o fim do evento, fica a responsabilidade para com as paróquias.

A partir das impressões compartilhadas por participantes, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial para a Comunicação no Regional Leste 2 da CNBB, avaliou o encontro de forma muito positiva.

Durante o evento, os comunicadores também assistiram a uma oficina de redes sociais, ministrada pelo jornalista Elias Arruda. O encontro de comunicação da Província acontece uma vez ao ano, sempre em Juiz de Fora.