top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Comissão Ampliada do II Sínodo se reúne presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia

Atualizado: 27 de ago. de 2021

por Giovane Rezende


Foi realizada nesta quarta-feira, 25, no prédio da Cúria Metropolitana, a primeira reunião presencial da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano desde o início da pandemia, com todos os cuidados e protocolos de saúde respeitados. O encontro começou a traçar as estratégias para a segunda fase da caminhada sinodal.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância do momento, apontando que, apesar das adaptações necessárias por causa da pandemia, o trabalho foi bom.

Conforme Dom Gil, a segunda fase, que se inicia no dia 31 de Outubro, começa a ser desenhada e já traz toda a experiência adquirida neste período pandêmico.

O foco desta segunda fase da caminhada sinodal vai ser dividido em duas frentes, a Caridade e a Pastoral, segundo Dom Gil Antônio Moreira.

O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR., destaca que, nesta segunda fase, o objetivo é trazer a proposta do lema do II Sínodo, “Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27), de uma maneira mais intensa.

O Coordenador do II Sínodo, Padre Everaldo José Sales Borges aponta a importância de carregar as respostas dos questionários realizados durante a primeira fase e levá-las para a sequência da caminhada sinodal.

Padre Vanderlei avalia as atividades realizadas pelo II Sínodo Arquidiocesano de maneira positiva, tendo superado todos os desafios que foram apresentado.

De acordo com Padre Everaldo, foi um momento, até aqui, muito desafiador e, ao mesmo tempo, promissor.

A Segunda Fase do II Sínodo Arquidiocesano vai ser aberta no dia 31 de Outubro, com celebração na Catedral Metropolitana, reunindo o maior número possível de sacerdotes e leigos, de acordo com as exigências e cuidados da pandemia.

31 visualizações0 comentário
bottom of page