top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Começam campanhas contra pólio e de multivacinação em Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


Começa nesta segunda-feira, 8 de agosto, a Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite com aplicação da vacina da gotinha em crianças de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Ao mesmo tempo, haverá atendimento para atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, com a aplicação de diversos imunizantes.


O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7), em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo, segundo a pasta, é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. Cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro. O ministério espera vacinar cerca de 14,3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com o órgão.

Juiz de Fora


Até setembro, as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam a vacinação de rotina, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. A lista completa pode ser conferida logo abaixo. Outra opção é ir ao Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, na Rua São Sebastião 772/776, no Centro, de 8h às 14h.


E atenção: a vacina contra a Covid-19, aplicada nos mesmos locais, pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes sem qualquer tipo de problema, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde.


No dia 20 de agosto será realizado o Dia D da Multivacinação nas UBSs.


O que é necessário para se vacinar


Para se vacinar, crianças e adolescentes devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.

Na prevenção contra a pólio, a criança deve receber, antes de completar um ano de vida, três doses da vacina: aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço com a gotinha.


Combate à pólio


A poliomielite é uma doença contagiosa que pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.


Para manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados.


Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.

Lista das UBSs que vacinam nas campanhas contra a pólio e da multivacinação*

  • Atendimento de 2ª a 6ª das 8h às 10h30 e de 13h às 16h (quintas, de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30):

1. UBS Santa Cecília

2. UBS Industrial

3. UBS Joquei Clube I

4. UBS Joquei Clube 2

5. UBS São Benedito

6. UBS Monte Castelo

7. UBS Dom Bosco

8. UBS Santa Cruz

9. UBS Benfica

10. UBS Barreira do Triunfo

11. UBS Vila Esperança

12. UBS Vale Verde

13. UBS São Pedro

14. UBS Santa Rita

15. UBS Santo Antônio

16. UBS Granjas Bethânia

17. UBS Filgueiras

18. UBS Grama

19. UBS São Judas Tadeu

20. Ubs Jardim Esperança

21. UBS Caeté

22. UBS Vila Ideal

23. UBS Jardim da Lua

24. UBS Santos Dumont

25. UBS Humaitá

26. UBS Marumbi

27. UBS Nossa Senhora das Graças

28. UBS Nossa Senhora de Lourdes

29. UBS Torreões

30. UBS Teixeiras

31. UBS Milho Branco

32. UBS Nova Era

33. UBS Progresso

34. UBS Linhares

35. UBS Bandeirantes

36. UBS Santa Luzia

37. UBS Parque Guarani

38. UBS Santa Efigênia

39. UBS Furtado de Menezes

40. UBS Retiro

41. UBS Jardim Natal

42. UBS Alto Grajaú

43. UBS Cruzeiro do Sul

44. UBS Esplanada

45. UBS Vila Olavo Costa

46. UBS São Sebastião

47. UBS Ipiranga

48. UBS Monte Verde

49. UBS Sarandira

50. UBS Centro Sul


*Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

11 visualizações0 comentário
bottom of page