top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Começa hoje a 58ª Assembleia Geral da CNBB

por Giovane Rezende

Desta segunda-feira, dia 12, até 16 de abril, o episcopado brasileiro participa da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este encontro é sinal e instrumento de colegialidade, do afeto episcopal e da busca de comunhão entre as Igrejas particulares do país, especialmente no âmbito da ação evangelizadora.

Pela primeira vez, o encontro está sendo realizado de forma on-line em razão da pandemia. O tema geral deste encontro é “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Hoje pela manhã os trabalhos foram iniciados com a Santa Missa, que vai ser realizada diariamente, sempre às 7h.

Participando do encontro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou o ineditismo do formato virtual, que foi pensado devido aos problemas causados pela pandemia de Covid-19, e apontou a expectativa de que a Assembleia Geral corresponda à necessidade pastoral da Igreja no Brasil.

Os bispos aprofundarão ainda cerca de outros 30 assuntos, entre os quais a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade e a pandemia do novo coronavírus.

Dom Gil comenta sobre os trabalhos que serão realizados a partir deste encontro entre os bispos, mesmo que de forma on-line, seguindo o Pilar da Palavra.

Atualmente, Igreja Católica no Brasil conta com 278 circunscrições eclesiásticas, totalizando 475 bispos, dos quais 309 exercem alguma missão e função de governo, além dos 166 bispos eméritos. Toda esta força religiosa se fará presente nesta 58ª Assembleia Geral — mesmo os bispos eméritos, que não possuem direito a voto direto, terão sua presença garantida. Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB, no Facebook, e pelo Youtube. A celebração diária das 7h, que é transmitida, direto da capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília, pode ser acompanhada pelas principais TVs Católicas do país.


8 visualizações0 comentário
bottom of page