top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Começam programações especiais em honra à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora

Foto: Santuário Nacional de Aparecida

Aproxima-se uma das datas mais importantes para os católicos do Brasil: 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Na maioria das igrejas, sua festa começa nesta terça-feira (3) e segue com extensa programação até a próxima semana, no dia 12.


Esta é “a festa nacional dos discípulos de Cristo”, explicou o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, por ocasião da data em mensagem de vídeo no ano passado. Ele recordou, como é de costume, que Jesus, pouco antes de morrer, entregou o discípulo João à Maria, assim nos dando a Virgem santíssima também como mãe de todos, mãe da Igreja. “Cada nação escolhe um título de Maria para rotulá-la como mãe própria. No Brasil, nós temos este título carinhoso, porque ela nos agraciou se deixando vir no símbolo da imagem que os pescadores acharam no Rio Paraíba do Sul”, explicou ele.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, existem quatro paróquias dedicadas a este título da Virgem Maria. Uma delas, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Juiz e Fora, a festa já teve início. Uma dozena está sendo realizada com orações todos os dias, às 18h30 é meditado o Terço e, às 19h, Santa Missa.


Já as comunidades do bairro Linhares e Granjas Betânia, em Juiz de Fora, e a Paróquia de Arantina começam o tradicional novenário nesta terça-feira, sempre com celebrações a noite.


Em breve, divulgaremos as programações de todas as comunidades dedicadas a Nossa Senhora e demais paróquias da Arquidiocese.


Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida *A Matriz fica na Rua Nossa Senhora Aparecida, 120 – Bairro Nossa Senhora Aparecida

Até dia 11 de outubro – Dozena 18h30 – Terço 19h – Missa

Dia 8 de outubro – Domingo 12h às 14h – Feijoada da Padroeira

Dia 12 de outubro – Quinta-feira – Dia de Nossa Senhora Aparecida 6h – Missa Sertaneja 8h – Missa dos Motoristas e Motociclistas 10h – Missa dos Jovens 12h – Missa Afro-Brasileira 14h – Missa das Crianças 16h – Missa do Terço dos Homens 18h – Procissão luminosa 19h – Celebração Solene


Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Linhares *A Matriz fica na Rua Diva Garcia, 2100 – Linhares

De 3 a 11 de outubro – Novena 18h15 – Santo Terço 19h – Missa *Funcionamento de cantina todos os dias.

Dia 12 de outubro – Quinta-feira – Dia de Nossa Senhora Aparecida 7h, 10h, 15h e 18h – Missas 11h30 – Almoço da Padroeira no Centro de Evangelização São Bartolomeu, ao lado da Matriz 17h30 – Procissão saindo da Comunidade São Luís Gonzaga em direção à Matriz


Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Granjas Bethânia *A Matriz fica na Rua Salvador Cannavio, 03 – Granjas Betânia

De 3 a 11 de outubro – Novena 18h15 – Recitação do Terço Mariano 19h – Missa *Na quinta-feira (5), às 18h15 haverá adoração ao Santíssimo Sacramento.

Dia 7 de outubro – Sábado 14h30 às 16h30 – Recreação com as crianças da Catequese

Dia 8 de outubro – Domingo 7h15 – Recitação do Terço 8h – Missa 11h30 – Venda de almoço 15h – Sorteio de prêmios e funcionamento de barraquinhas 18h15 – Recitação do Terço 19h – Missa

Dia 12 de outubro – Quinta-feira – Dia de Nossa Senhora Aparecida 8h, 10h e 18h – Missas 11h – Recreação com as crianças do bairro 11h30 – Almoço Solidário 12h – Recitação do Terço Mariano 15h – Carreata com a imagem da Padroeira 17h – Procissão com a imagem da Padroeira *Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias.


Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Arantina/MG *A Matriz fica na Praça Joaquim de Seixas, 09 – Centro

De 3 a 11 de outubro – Novena 19h – Missa e novena

Dia 12 de outubro – Quinta-feira – Dia de Nossa Senhora Aparecida 6h – Alvorada festiva 9h – Missa Solene na Matriz e coração de Nossa Senhora Aparecida 12h – Repicar dos sinos e oração do Ângelus 14h – Show de prêmios (próximo a APAE) 18h – Procissão luminosa, em seguida, Missa Solene na Matriz Na sequência, festa social

Dia 13 de outubro – Sexta-feira 09h – Missa dedicada às crianças na praça Rodrigo Marinho Pires 19h – Missa e Terço dos Homens na Capela São Sebastião



Oração – Ato de Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Em 2013, em visita à Casa da Mãe, no Santuário Nacional de Aparecida, o Papa Francisco rezou uma importante oração: o Ato de Consagração a Nossa Senhora Aparecida, oficialização do novo texto da oração. Ela é ideal para rezar à Virgem Aparecida no dia dela. Confira:


Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!
18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page