Combate à dengue ganha reforço de drones em Juiz de Fora
- Silvia Carvalho
- há 54 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou nesta semana uma nova etapa no combate à dengue com o uso de drones. As operações começaram na terça-feira, dia 25, e seguem até sábado, dia 29, em diversos bairros da cidade.
O objetivo é identificar e tratar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, principalmente em locais de difícil acesso, como destaca a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Amanda Barros.
Os voos acontecem em horários específicos da manhã e da tarde, e, nesta semana, vão passar por bairros como Benfica, Monte Castelo, Santa Rita, Eldorado, Martelos e Borboleta. Amanda Barros pede que os moradores estejam atentos ao cronograma, permitam o sobrevoo e mantenham os quintais organizados para facilitar a identificação de criadouros.
A Secretaria de Saúde reforça que os drones não registram imagens do interior das casas. O foco é apenas em pontos de risco, como caixas d’água, lajes, piscinas e terrenos baldios. Todo o trabalho segue as normas da Agência Nacional de Aviação Civil e respeita a Lei Geral de Proteção de Dados, como destaca Amanda Barros.
Ainda segundo Amanda Barros, além das ações com drones, a população pode colaborar adotando medidas simples, como tampar recipientes com água, tratar piscinas mesmo fora de uso e descartar corretamente o lixo.
Também é possível denunciar focos do mosquito de forma anônima pelo sistema “JF Contra o Aedes”, pelo WhatsApp no número (32) 98432-4608, pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br ou nos postos do Diga espalhados pela cidade.









Comentários