top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Com vagas na UFJF, UFV e UFSJ, começa inscrição para o Sisu 2024

Por Rádio Catedral



Começa nesta segunda-feira (22) a inscrição para as vagas nas instituições de ensino via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, que utiliza a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.


Ao todo, serão disponibilizadas 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal.


Entre elas, as três federais da Zona da Mata e Vertentes: as Universidades Federais de Juiz de Fora, Viçosa e São João del-Rei.



UFJF orienta interessados


A Universidade Federal de Juiz de Fora abre 2.251 vagas, em 74 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Desse total, 1.031 vagas são para ampla concorrência, enquanto 1.220 são reservadas para critérios específicos.


A coordenadora da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF, Katiúscia Vargas, destaca as novidades para a seleção neste ano pelo sistema de cotas.



Outra alteração envolve a unificação da chamada para as universidades, que será anual e não semestral, como explica Katiúscia Vargas.



Katiúscia Vargas comenta que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e anúncios do cronograma referente ao Sisu na UFJF.



Vagas na UFV e na UFSJ


A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai disponibilizar 3.265 vagas em 66 cursos de graduação nos três campi: 2.300 vagas para Viçosa, 400 para Florestal e 565 para Rio Paranaíba. Dessas, 1.627 serão para ampla concorrência e 1.638 para a modalidade de vagas reservadas.


Na Universidade Federal de São João del-Rei serão oferecidas pelo programa 2.755 vagas, sendo 1.351 para ampla concorrência e 1.404 para as cotas, em 50 cursos de graduação nos campi de São João del-Rei, Ouro Branco/Congonhas e Sete Lagoas.


Como se inscrever via Sisu

 

Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Podem se inscrever todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.

 

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro. No dia seguinte (1º até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária. E o prazo para participar da lista de espera  será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page