top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Com a pandemia, estoques de sangue nos hemocentros têm ficado abaixo do ideal

Por Fabíola Castro

*Foto: Adair Gomez - Agência Minas.

Os hemocentros têm trabalhado durante a pandemia com os estoques de sangue abaixo do ideal, apesar de segundo o Ministério da Saúde, até agora não ter havido desabastecimento no país. Mas, em 2020, por causa da Covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20%.


A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar diversas doenças como anemias crônicas, para ser usado em cirurgias de urgência, em situações de acidentes que causam hemorragias, em complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.


Em Juiz de Fora, a Fundação Hemominas tem funcionado em apenas um período, pela manhã, o que diminuiu o tempo que é oferecido às pessoas para realizarem doação, além da própria diminuição por conta da pandemia, como explica Rosani Martins, da equipe de Captação de Doadores.

Segundo Rosani Martins, a resposta das pessoas em Juiz de Fora aos apelos pela doação de sangue é sempre muito positiva, porém, neste momento é preciso agendar o que pode demorar um pouco mais para conseguir realizar o procedimento, pelo tempo reduzido de atendimento.

Mesmo a situação não sendo alarmante quanto aos estoques de sangue, eles não têm ficado nos níveis seguros ideais.

Rosani destaca que atualmente as doações caíram também de grupos sanguíneos que antes tinham estoques satisfatórios.

Mesmo com a necessidade de distanciamento social, as doações de sangue não podem deixar de ser feitas, os pacientes que dependem disso para sobreviver não podem esperar, e Rosani Martins ressalta que todos os cuidados necessários para a segurança de todos são tomados.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e o doador deve estar bem alimentado no momento do procedimento, além de outras orientações importantes destacadas por Rosani Martins.

Para as pessoas que desejam realizar a doação de sangue, o Hemocentro de Juiz de Fora funciona de segunda a sábado.

A doação de sangue é um ato de amor, de solidariedade para com o próximo, de oferecimento de vida para quem precisa desse componente tão importante.

A Fundação Hemominas de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/nº. - Centro.

10 visualizações0 comentário
bottom of page