top of page

Colab de Costura transforma materiais de empresas em produtos sustentáveis e com propósito social

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: MEE/Divulgação
Foto: MEE/Divulgação

Empresas que desejam fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade agora têm uma nova forma de gerar impacto positivo em Juiz de Fora.


A Colab de Costura, iniciativa do projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas (MEE), está buscando parcerias com instituições e marcas interessadas em doar materiais reaproveitáveis — como tecidos, malhas, jeans, aviamentos, ferramentas ou máquinas  de personalização e descartes que tiverem alinhados com a estrutura de produção.— para serem transformados em produtos sustentáveis e de design criativo.


Esses produtos podem, inclusive, retornar às próprias empresas como brindes corporativos, presentes institucionais ou itens personalizados, que demonstram, de forma concreta, o compromisso da marca com a responsabilidade socioambiental. Todos os itens são produzidos com acabamento profissional e preços muito abaixo do mercado, unindo economia, qualidade e propósito.


Luciana Borboni, artesã participante do projeto, explicou a importância do projeto e como as empresas podem participar da iniciativa.




A Colab de Costura funciona no Laboratório de Costura da Estácio Juiz de Fora e oferece infraestrutura completa para mulheres empreendedoras desenvolverem suas criações, cursos e coleções. O espaço integra o MEE, projeto de empreendedorismo feminino que já capacitou mais de 180 mulheres desde 2021, com apoio do Instituto Yduqs.


A gestão financeira é coordenada pela professora Mayanna Marinho, o design e a costura pela professora Dani Brito, e o marketing e a comunicação pela professora Tâmara Lis, que juntas conduzem o MEE.


A professora de Gestão Mayanna Marinho, falou sobre a importância de uma experiência como essa do colab para capacitar mulheres na gestão e no controle de finanças.




A Colab de Costura é mais um braço do projeto MEE, que oferece capacitação gratuita em áreas como gestão, comunicação e psicologia para mulheres em situação de vulnerabilidade.


O espaço segue o conceito de economia circular, reaproveitando recursos e reduzindo desperdícios por meio da criação de novos produtos com valor agregado. A professora do curso de Design e coordenadora da iniciativa Dani Brito faz um convite aos interessados em contribuir com o projeto.




Empresas interessadas em conhecer o projeto ou propor parcerias podem entrar em contato pelo Instagram @empreendedorasestaciojf.



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page