Por Roberta Oliveira
Nesta última quinta-feira, 8 de setembro, o Colégio Stella Matutina, comemorou 120 anos de fundação. Uma cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira na escola marcou a data.
Além de ser uma das instituições católicas de ensino de Juiz de Fora, destacou-se pelo trabalho junto à educação feminina e por um marco importante na consolidação da Igreja Católica na cidade, caminho que levou à criação da Diocese em 1924.
A estrela antes da Diocese
O Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira explicou que o Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, encaminhou várias congregações para Juiz de Fora, por considerar importante para o desenvolvimento da cidade.
Ele destacou a relevância da presença das congregações para a formação da Diocese de Juiz de Fora, que completa 100 em 2024.
Stella Matutina de Juiz de Fora, instituição pioneira
O dia 8 de setembro de 1902 marcou o estabelecimento em Juiz de Fora das primeiras missionárias da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. As irmãs Walburgis, Lourença. Regina, Bonifácia, Córdula e Crescência deram origem à Província Stella Matutina.
A diretora da rede de educação Missionária Serva do Espírito Santo e diretora geral da escola, irmã Maria de Fátima Marques de Oliveira, comenta que o Stella Matutina foi o ponto de partida do trabalho educacional da congregação no país.
O provincial dos Missionários do Verbo Divino, Padre Carlos Vieira Lima, destacou que a educação foi uma das bases do fundador das congregações dos Missionários e também das Servas, Santo Arnaldo Janssen e segue em prática em instituições como o Stella Matutina.
Formação humanista
No início, o Stella Matutina era um colégio exclusivamente feminino, com internato e externato, em dois endereços na Avenida Rio Branco. O primeiro foi um imóvel perto do Parque Halfeld e em 1917 foi para onde atualmente é o Edifício Stella Central, no quarteirão entre a Avenida Itamar Franco e a Rua Oscar Vidal.
Na década de 1970, novidades: a escola foi transferida para as novas instalações na Avenida Itamar Franco, onde funciona até hoje e abriu turmas mistas.
A diretora educacional Lilian Sedlmayer destacou como os valores humanistas são compartilhados com a comunidade escolar, independente da religião dos estudantes.
O capelão escolar Padre Expedito Lopes de Castro falou sobre o trabalho de direção espiritual que realiza junto à comunidade do Stella Matutina.
O Stella Matutina está com o período aberto para as admissões de novos alunos em 2023. Outras informações estão disponíveis no site oficial da escola.
Comments